terça-feira, 25 de novembro de 2008

DOURADINHAS 1 X 9 PEDERNEIRAS

Jornal “O Dourado” Edição nº 29 de 05 de Julho de 1997.

Jogando domingo na cidade de Pederneiras, as meninas Douradenses sofreram um reves acachopante: 9 X 1 para a equipe local, que mostrou estar bem preparada na prática desse esporte que traz cada vez mais simpatizantes femininas. Nossas jogadoras ainda estão aprendendo e uma derrota dessas serve de lição para os próximos jogos.

Jogaram no time de Dourado:

Primeirão.

1- Michele 2- Vanessa 3-Michelão 4-Andreia 5-Erli 6-Andreia Madona 7-Cibele 8-Aliane Piolho 9-Tati 10-Aline 11-Thaís.


Segundão.

1-Erli 2-Mariana 3-Magali 4-Joice 5-Silvana 6-Fernanda 7-Marcela 8-Viviane 9-Micheli 10-Juliana 11-Erika 12-Marcia 13-Patrícia

14-Cristiane 15-Tonha.


FUTEBOL FEMININO

Jornal “O Dourado” Edição nº 30 de 12 de Julho de 1997.


Realizou-se domingo no Estádio do Parque São Pedro, a primeira estapa do torneio de futebol feminino de Dourado.

São participantes as equipes de Pedro Alexandrino A e B e Douradinhas A e B.

No primeiro jogo a equipe das Douradinhas A venceram a representação de Pedro Alexandrino pelo escore de 4 tentos a 0, com gols de Aline (3) e Tati.

As Douradinhas A contaram com as seguintes atletas: Michele, Andréia (Madona), Michely, Andréia, Vanessa, Aline, Aliane, Cibele, Tati, Thaís, Erli, Cristiane e Patrícia.

Pedro Alexandrino jogou com as seguintes atletas: Érika, Renata, Elaine, Rosely, Toninha, Sheila, Roberta, Graciela, Adriana, Vanessa, Paula, Paulinha, Daiane, Técnico Hilário.

O segundo jogo contra a equipe B das Douradinhas as meninas de Pedro Alexandrino perderam pelo escore mínino, “endurecendo” o jogo para o quadro local.

Escalação do B das Douradinhas: Erli, Mariana, Magali, Joice, Fernanda, Silvana, Juliana, Marcela, Tonha, Érika, Viviane, Renata e Márcia. Gol de Juliana.

Próximo domingo, amanhã as 9:00, Douradinhas A X Douradinhas B.




Jornal “O Dourado” Edição nº 34 de 16 a 22 de Agosto de 1997.

As Douradinhas, equipe de futebol feminino, disputou e venceu mais uma partida amistosa de futebol. Desta vez o adversário foi a equipe das meninas da vizinha cidade de Trabijú.

As Douradinhas levaram a melhor e venceram por 4 tentos a 3, gols da “matadora” Aline (3) e Tati (1).

As meninas, no transcorrer do jogo efetuado em homenagem aos pais pelo seu dia, os agraciaram com pequenas lembranças num gesto bem marcante, que só o esporte pode proporcionor na mente de seus participantes. Parabéns aos pais dessas meninas que praticaram o futebol com bastante alegria e seriedade, parabéns as atletas do Douradinhas que numa data tão dignificante proporcionaram além do espetáculo futebolístico um gesto de amor e afeto aos país, Parabenizamos também Sílvio e Lando que com dedicação e seriedade orientam as garotas nessas ações saudáveis.

Participaram desse jogo as seguintes craques: Michele, Vanessa, Madona, Joice, Erli, Fernanda, Thaís, Aliane (Piolho), Aline, Tati, Cibele, Cris, Ju, Silvana.

As Douradinhas, cumprimentam sua colega Andréia (Madona) pelo seu aniversário transcorrido dia 9 de agosto passado, com abraços de Sílvio e Lando e parabéns do Jornal “O Dourado”.



Congratulações ao Sr. José Miguel Demeti por colaborar na preservação da memória histórica da cidade de Dourado.




terça-feira, 18 de novembro de 2008

Futebol Feminino


"AS DOURADINHAS"


Jornal “ O Dourado ” Edição nº 26 de 14 de Junho de 1997.



Jogando em Brotas as Douradinhas golearam impiedosamente as representantes daquela cidade.

A escore mostra a superioridade das meninas Douradenses, nove gols foram marcados contra a meta das Brotenses, sendo que a goleira visitante não sofreu nenhum gol.

Nove a zero, placar que mostra o trabalho eficiente de Sílvio e Landinho no preparo das garotas de nossa cidade.

O futebol das meninas cresce jogo após jogo, graças a seriedade que elas encaram, o projeto esportivo.

Quem sabe o exemplo e dedicação passe a funcionar em outros departamentos esportivos douradenses, principalmente o futebol.

O elenco das Douradinhas contou com as seguintes atletas: Michele, Vanessa, Michelão, Andréia (Madona), Erli, Joice, Aline, Aliane, Cibele, Tatiane, Thaís, Érika, Juliana e Silvana, gols de Tati (4), Aline (4) e Cibele.

As Douradinhas Futebol Clube, cumprimentam Marcela Castilho pelo seu funcionário, realizado no dia 4 de junho, desejando-lhe muitas felicidades. Com abraço de Sílvio e Lando.






DOURADINHAS EM AÇÃO

Jornal “ O Dourado ” Edição nº 28 de 28 de junho de 1997.

Foi realizado, domingo dia 22 um grande torneio de futebol feminino, onde doze equipes se fizeram presentes.

O torneio foi promovido pelo CAIC 15 de Agosto de Jaú.

Foi muito boa a apresentação das nossas meninas que entre doze participantes conquistou o 4º lugar, suplantando equipes com mais tempo de existência e por conseguinte preparação.

Os quadros dos participantes foram os seguintes:


CAIC Juventude (a) Jaú

CAIC Juventude (b) Jaú

Botucatu

Pederneiras (a)

Pederneiras (b)

São José (Jaú)

Bananal (representando Bocaina)

Pedro Alexandrino

Barra Bonita

Itapuí

Mineiros do Tietê

Douradinhas


Colocação, Botucatu 1º lugar, São José 2º lugar, Barra Bonita 3º lugar, Douradinhas 4º lugar.

As Douradinhas foram representadas pelas seguintes atletas: Michele – Andréia (Madona) – Michelly – Andréia – Erli – Vanessa - Aline – Aliane (piolho) – Cibele – Tati – Thais – Joice – Mariza – Magali – Marcela e Érika.

Atletas do Douradinhas aniversariantes do mês, Vanessa dia 04, Marcela dia 17, receberam com muita alegria os abraços de suas colegas, dos familiares, também do Sílvio e do Lando, e não pederia faltar os votos de muitas felicidades do Jornal “O Dourado”.






ARQUIVO E PESQUISA – CASA DOS PAPÉIS – Rua Cel. Francisco Martins Bonilha, nº 270.

Congratulações ao amigo Sr. José Miguel Demeti por colaborar na preservação da memória histórica da cidade de Dourado.



quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Douradinhas.


O Blog de Dourado não podia deixar de fazer aqui uma singela homenagem ao esporte, e principalmente as “douradinhas”. Uma equipe formada pelas jovens douradenses que protagonizou o futebol feminino em Dourado e região por volta de 1997 a 2000. Com recursos próprios sensibilizaram fãs que ainda lembram das suas façanhas percorridas num esporte antes figurado apenas pelos homens. Chegaram a conquistar títulos, participando de torneios e campeonatos regionais, tendo sido reconhecido como melhor time feminino da região.
Vale ainda ressaltar que a amizade dessas jovens serviu de exemplo para outros jovens que o esporte traz um divertimento sadio e que a vitória maior é da confraternização que propiciou momentos inesquecíveis de lazer a toda comunidade nos finais de semana.

Agachados da esquerda para direita; Erli, Andréia (Madona), Juliana, Joice, Fernanda, Cibele, Eliane (Piolho) e Marcela.
Em pé da esquerda para direita; Sílvio (Técnico), Michele, Taís, Andréa, Silvana, Vanessa, Michele, Aline, Tatiana e Maurício (treinador/roupeiro).




Uniforme Oficial: Camisa Azul, shorts azul e meias azuis. Vinha escrito no uniforme “Douradinhas” e abaixo o desenho do peixe dourado.
Jornal “ O DOURADO” - Edição nº 20 de 19 de Abril de 1997.
DOURADINHA FUTEBOL CLUBE
As meninas de Dourado estão limpando a barra do Futebol Douradense pois, diferente dos “marmanjos” que perderam, elas golearam em campo adversário.
1º Jogo – Dia 13/04/1997
Douradinhas 8 X Pedro Alexandrino 2.
As equipes estiveram assim escaladas:
Douradinhas: Michele, Erika, Vanessa, Marcela, Michele, Andréia, Andréa, Erli, Fernanda, Joice, Gisele, Silvana, Aline, Thaís e Juliana.
Pedro Alexandrino: Katia, Graciela, Nilv, Toninha, Sheila, Renata, Camila, Marilda, Erika, Camila, Elaine e Gorila.
Os 8 gols das Douradinhas foram marcados por Tati e os 2 gols do Pedro Alexandrino foram feitos por Erika.

Assistente: Solange Paula Antonio.
Técnico: Sílvio Eduardo Pereira Gomes.
Preparador Físico: Orlando Hermenegildo.


Jornal “ O Dourado ” - Edição nº 21 de 26 de Abril de 1997.

DOURADINHAS 4 x 2 TRABIJÚ

Os gols foram marcados por Tati 2 e Aline 2.
As Douradinhas jogaram e ganharam com: Michele – Vanessa – Michelão – Andréia – Erli – Fernanda – Aline – Aliane – Cibele – Tati e Thaís.
Estiveram na suplência: Érica – Marcela – Joice – Juliana e Andréia.

Próximo jogo:
Douradinhas X Ribeirão Bonito, domingo no Parque São Pedro.


Jornal “ O Dourado ” - Edição nº 22 de 03 Maio de 1997.

As Douradinhas continuam invictas.

Jogando domingo à tarde no Parque São Pedro, as meninas pebolísticas conseguiram mais um bom resultado ao empatar com a equipe feminina de Ribeirão Bonito em dois a dois.
O resultado foi bom, visto que a equipe da cidade vizinha, pratica a mais tempo o futebol feminino.
Grande público compareceu ao Parque São Pedro, prestigiando e proporcionando uma renda satisfatória, que contribuirá para a aquisição de materiais esportivos, (as meninas estão jogando com fardamento emprestado).
O time das Douradinhas contou com as seguintes jogadoras: Erika, Vanessa, Michelão, Andréia, Erli, Fernanda, Cibele, Aliane, Aline, Tati, Thaís, Micheli, Silvana, Andréia, Marcela, Juliana e Joice.
Os gols do quadro local foram marcados por Aliane e Tati.
As meninas de Ribeirão Bonito contaram com Nanhã, Keila, Thais, Kati, Denise, Elaine, Micheli, Dú, Solange, Vera, Daniela, Kelli, Lindinha e Elaine.
Gols de Elaine e Vera.
As Douradinhas aproveitam o espaço e cumprimentam a companheira Michelly Barbosa, pelos seus quinze anos, comemorado dia 29 de abril e também os abraços do Sílvio e Lando.
Em tempo – Douradinhas F.C. agradece as Farmácias Morauki e Gerson, pelos medicamentos doados ao time.


Jornal “ O Dourado ” - Edição nº 24 de 17 Maio de 1997.

DOURADINHAS 4
X
PEDRO ALEXANDRINO 0

As Douradinhas continuam invíctas. Desta vez a vítima foi a equipe de Pedro Alexandrino.
Antes do jogo principal, as meninas Douradinhas homenagearam as mães, com entregas de flores, abraços e beijos. Foi um momento bastante emocionante e exemplar; mostrando toda a ternura do sexo (frágil) feminino.
Público numeroso compareceu e prestigiou as meninas. Parabéns Sílvio e Lando.
As Douradinhas jogaram com: Michele, Vanessa, Michelão, Andréia, Erli, Fernanda, Cibele, Aliene, Aline, Tati e Thaís.
Reservas: Érika, Marcela, Juliana, Silvana, Joice e Andréia (Madona).
Gols: Tati 3, Aline 1.
Segundão
DOURADINHAS 1
X
PEDRO ALEXANDRINO 0

As Douradinhas jogaram com: Érika, Mariana, Magalí, Joice, Patrícia, Silvana, Erikinha, Viviane, Juliana, Liliane e Marcela.
Reservas: Márcia, Michele e Renata.
Gol de Juliana.
Douradinhas Futebol Clube cumprimenta a jovem Patrícia Marcondes pelo seu aniversário realizado dia 11/05/1997 desejando-lhe muitas felicidades.
Com abraço de Sílvio e Lando.
ARQUIVO E PESQUISA – CASA DOS PAPÉIS – Rua Cel. Francisco Martins Bonilha, nº 270.
Congratulações ao amigo Sr. José Miguel Demeti por colaborar na preservação da memória histórica da cidade de Dourado.



Vejam também neste blog:











terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Fim da Cia Douradense.


Arquivo Especial Jornal: Cidade de Bocaina, maio/2003.
A opção do Brasil pelo transporte rodoviário, sempre criticada por especialistas, começou a tomar maior impulso durante os governos militares que se instalaram no país a partir de 1964. O país viveu, a partir de então, uma verdadeira febre na abertura de rodovias, culminando, inclusive, com o delírio da Transamazônica, a tentativa de se cortar a Amazônia por uma rodovia, que mais tarde acabaria sendo engolida pela própria floresta.
Se por um lado essa opção preferencial pelo transporte rodoviário serviu como impulso definitivo para o desenvolvimento da então incipiente indústria automobilística e também foi responsável pela integração à vida econômica brasileira de regiões isoladas de um país com dimensão continental, por outro, representou o golpe de misericórdia na já deficitária malha ferroviária nacional.
Quando foi encampada pela Companhia Paulista, entre 1947 e 1949, a Douradense já contava com 350 quilômetros de linhas.
Em 1964 ocorreu a estatização da Paulista e, a partir daí, tudo começa a mudar, com o fechamento de vários de seus trechos. No dia 25 de agosto daquele ano o tráfego do ramal Jaú-Dourado foi suprimido, tendo os seus 40 quilômetros e meio de trilhos e acessórios sido retirados no dia 5 de dezembro seguinte. O ramal de Dourado foi o seguinte a desaparecer. O motivo alegado, nos dois casos, para a extinção dos ramais, foi o fato de serem antieconômicos. A função social da ferrovia não mais interessava. O curioso é que ela era importante enquanto a Paulista era uma empresa privada. Quando passou a ser de propriedade do governo, isto não valia mais.
Em 23 de dezembro de 1966, pouco mais de dois meses após o fechamento do ramal que passava por Bocaina, extinguiu-se o tráfego no trecho entre Ibitinga e Novo Horizonte, que era justamente o trecho mais novo da Companhia, que não chegaria a atingir trinta anos de existência, tendo recebido melhorias poucos anos antes.
O encerramento definitivo das atividades da Companhia Douradense, depois Paulista, ocorreu em janeiro de 1969, com a eliminação do trecho de 148 quilômetros entre São Carlos e Ibitinga, que segundo as explicações oficiais da época, "não apresentava condições de recuperação".
Esse trecho já tinha autorizada a sua desativação por um decreto de novembro de 1966, portanto mais de dois anos antes, mas sobreviveu até 1969. (PJT)
Fotos Aéreas das Estações:



Aérea das ofícinas de Dourado:



Pedra Branca



Tabatinga - Curupá




Trabijú


Boa Esperança do Sul.




Pedro Alexandrino.



Chave Macaia.



Posto Rangel.


Usina Itaquerê.



Fonte de Pesquisa, dados, informações, fotos e documentos no site http://br.geocities.com/cefdourado/ , colaborador: Alberto Henrique Del Bianco (Curador do Museu virtual da Cia. Douradense).