terça-feira, 31 de julho de 2012

Encerramento da Festa de São João Batista em Dourado, SP.




O encerramento da Festa de São João Batista em Dourado no domingo (29/07) se realizou como segue a tradição: Os andores de todos os santos são enfeitados pelas famílias dos fiéis dentro da Igreja Matriz de São João. Logo após a saída com os andores é organizada a procissão com itinerário às principais ruas da cidade e retorno dos andores à igreja.

O andor de São João Batista, após a procissão, fica em frente a Igreja Matriz de Dourado até o término da festa.
A Banda 19 de Maio acompanha a Procissão e depois no coreto da praça toca marchinhas.

Por ser tradicional, a Festa de São João Batista realiza além de costumes religiosos, que seguem por muitos anos em Dourado, um movimento cultural que vem sendo transmitido de geração a geração que também representa uma característica de uma determinada região que é a sua identidade histórica.

Um fato importante é que vemos uma festa cada vez mais bonita onde o sentimento de devoção toma lugar e o ser humano se sente bem vendo uma tradição que proporciona um elo de boas recordações e comoção de respeito a uma comunidade que possui uma herança histórica e a sua conservação retrata a memória do que fomos e do que somos, a nossa identidade cultural.

Parabéns a todos pelo trabalho realizado na Festa de São João Batista de Dourado.



Fotos dos Andores dentro da Igreja Matriz.













Saída com os Andores de Todos os Santos.
 















Chegada com os Andores de Todos os Santos em frente a Igreja Matriz.
 






Videos YouTube.
 

Chegada com os Andores.


Padre José Antonio.




Veja Também neste Blog:
















quinta-feira, 19 de julho de 2012

História da Câmara Municipal de Dourado.





Jornal “Folha de Dourado” - Ano II – nº 101 – 28 de maio de 1993.


Plenário da Câmara tem nome de Edson Justi.

O ex-vereador Edson Justi é o patrono do plenário da Câmara de Vereadores de Dourado, uma homenagem feita pelo Legislativo para um dos mais marcantes representantes durante toda a história do Município. A placa foi afixada na terça-feira, durante a realização de Sessão Solene, onde compareceram parentes e amigos do vereador falecido em 88, durante o exercício do seu segundo mandato.

Para aqueles que ainda não conhecem o prédio da Câmara Municipal de Dourado localizado à rua Dr. Marques Ferreira, nº 710, centro, em seu interior logo ao lado direito de quem entra existe uma verdadeira “Linha do Tempo” onde estão apresentados os nomes do Legislativo de Dourado desde o início do seu povoado, quando ainda existiam intendentes.



Intendente é uma figura da administração pública que existiu no Brasil até 1930, tinha a mesma autoridade do Prefeito.

Legislativo Municipal: A principal função do Poder Legislativo Municipal, que é formado pelos vereadores, é legislar, isto é, fazer as leis do município. Mas existem muitas outras funções também importantes. O vereador, como agente político, acaba tomando a forma de um guardião da sociedade. Suas atribuições não se limitam às sessões da Câmara. Ele deve estar disponível para ver e ouvir permanentemente a sociedade e conhecer bem todos os seus problemas na busca de soluções viáveis (saberjuridico.com.br).

Voltando à “Linha Histórica do Tempo”, como apresenta a imagem da foto, podemos encontrar nomes que denominaram as ruas da cidade de Dourado como: Capitão Leopoldo Adolfo Machado, Everardo Vallin Pereira de Sousa, Dr. Francisco Borja Cardoso, entre outros.

Quadro: "Linha do Tempo": 


O mais interessante do leitor analisar uma Linha Histórica, e o quanto a história se faz importante em nossas vidas, é observar as atividades, obras, projetos realizados por aquele vereador e fazer uma analogia entre o presente, o passado e o futuro.

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Para aqueles que estão ainda em dúvida avalie as intenções do seu candidato, pesquise se ele fez algum projeto ou se preocupou com a sua comunidade e levou uma atitude importante para melhorá-la.

O site da Câmara de Dourado está disponível a todos que querem saber mais sobre os que receberam a confiança do seu voto nas últimas eleições. Pesquise no site: www.camaradourado.sp.gov.br

Nesta época de eleições é difícil tomar uma decisão, porém a decisão do eleitor assim como sua inteligência devem ser respeitados.
O “voto” é uma conquista e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode trazer sérias consequências no futuro, sendo que depois será tarde para o arrependimento.



Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Dourado: Everardo Vallin



Legislativo Municipal - 2001 - 2004.


Legislativo Municipal - 2005 - 2008.



Legislativo Municipal - 2009 - 2012.



Segundo a Lei Orgânica do Município de Dourado em:

Seção II.

Das Atribuições da Câmara Municipal.

Artigo 6º – Compete a Câmara Municipal com a sanção do Prefeito, ressalvadas as especificações do artigo seguinte, dispor sobre todas as matérias de competência do Município em especial sobre:
I – Legislar sobre assunto de interesse local, inclusive suplementando a legislação federal e a estadual, notadamente no que diz respeito:
a) à saúde, as assistências e a proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;
b) à proteção de documentos, obras e outros bens de valor histórico e cultural, como os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os arqueológicos do Município;
c) a impedir a evasão, destruição e descentralização de obras de arte e outros bens de valor histórico, artístico e cultural do Município;
d) à cobertura de meios de acesso a cultura, à educação e a ciência;
e) a proteção ao meio ambiente e ao combate à poluição;
f) ao incentivo à indústria e comércio;
g) criação de distritos industriais;
h) ao fomento da produção e a organização do abastecimento alimentar;
i) a promoção de programas de moradia melhorando as condições habitacionais e de saneamento básico;
j) ao combate as causas de pobreza e aos fatos de marginalidade promovendo a integração social dos setores desfavorecidos.

Fonte: camaradourado.sp.gov.br/leiorganica.pdf

Veja também neste Blog:












quinta-feira, 5 de julho de 2012

Recordações, Festa de São João Batista (30/07/1991) – Dourado, SP.



A cidade de Dourado, interior do estado de São Paulo, tem mantido a Tradicional Festa de São João Batista por muitos anos e é uma manifestação cultural presente até os dias de hoje. Essa manifestação ou cultura popular, torna-se de fundamental importância, pois somos formados por meio de expressões culturais, costumes e tradições.

Assim as manifestações populares presentes no nosso cotidiano nos trazem a simpatia de histórias e aprendizagens como as amizades e costumes de épocas distantes que são passadas através dos tempos, ou seja, de geração em geração. O saber de um povo não é encontrado nos ambientes escolares, pois esse conhecimento pode ser produzido por qualquer pessoa.

As praças, onde são realizados as festas populares, de acordo com o autor, têm um valor significativo para o bem estar da população. Sempre estiveram presentes na história das cidades. Guardam em seus seios acontecimentos da vida pública e privada com fatos que caracterizam a importância para a sociabilidade das pessoas que habitaram os centros urbanos mais antigos e as que habitam as cidades atuais, embora em proporções diferenciadas (GOMES, 2005). Conferem também funções importantes relacionadas à valorização da qualidade de vida, valorização econômica das propriedades ao entorno e práticas relacionadas à plantação e manejo de árvores, gerando atividades remuneradas a diversos trabalhadores tanto do setor publico como privado (SILVA; RAMOS; BRITO, 2007).

Passear pelas praças era uma das formas mais prazerosas nas cidades interioranas do Brasil. As pessoas se encontravam para colocar as conversas em dia a respeito da vida social e política nacional, no qual, grande parte se divertia ouvindo os mexericos circundantes, inclusive os jovens que aproveitavam o momento para namorar (GERALDO, 1997).

As festas em louvor a Padroeiros das cidades era organizada de forma diferente, talvez pelas dificuldades dos modelos tecnológicos atuais faltarem no planejamento daquele tempo, e isso favorecia a maior participação da comunidade que demonstrava enorme interesse em ajudar, sendo que hoje, são poucos os que se preocupam com isso.
Durante a década de 1970, a busca pelos aparelhos de televisão sofreu uma rápida expansão afogando os novos espectadores nas novelas mundanas, contribuindo para a retirada dessas pessoas das praças e tomando o lugar das conversas entre vizinhos e brincadeiras nas ruas ao anoitecer. Além do mais, a “febre do modernismo” surge com o chamado milagre econômico e tudo que era antigo passou a ser deixado de lado por ser considerado fora de moda (GERALDO, 1997).

Nos arquivos pessoais compartilhado pelo jovem Jorge Rosalin, podemos comprovar, através das imagens de vídeos da Festa de São João gravadas no ano de 1991, que a amizade e a participação das famílias estão presentes e propiciam momentos de diversão saudáveis na praça da igreja matriz, onde barracas, o som da Banda 19 de maio no coreto, são fiéis as manifestações culturais e perseveram diante dos tempos. É uma festa religiosa, pois nela as pessoas estabelecem aquela comunhão fraterna, que lembra aos seres humanos sua origem comum, que lhes dá a alegria dessa origem comum, e que é vínculo maior da criatura com o Criador.

É um momento oportuno, em tempos de festas juninas, desviar um pouco a atenção das mídias de consumo à televisão e tomar consciência às celebrações em homenagem a fé, missas, santos, procissões e celebrações que as vezes passam despercebidos. Mostrar ao leitor que a divulgação da cultura faz parte em mergulhar, sem receio, nas mais variadas festas, trazendo suas origens e um potencial gerador da economia dentro do turismo regional. As práticas culturais festivas incentivam ainda a indústria cultural onde existe o comércio a ser otimizado, como exemplo, o Carnaval Brasileiro que se transforma no maior espetáculo da terra sustentando a economia carnavalesca.

Imagens do vídeo: Festa de São João em 1991.










Padre José.




Agradecimento aos amigos: Jorge Rosalin, por compartilhar seu acervo pessoal com o público e Xande Busto, pela conversão do vídeo para publicação na internet.

Vídeo YouTube.





Cidade Querida

Dourado, minha cidade querida,
E aqui quero morar.
Por quê?
Porque na minha cidade, Dourado, não tem Mar,
Mas tem Luar!
Porque a minha cidade na verdade,
parece um lugarzinho perdido no meio do Nada.
Mas nas Madrugadas, após despertar
o povo sabe exatamente onde tem de labutar!
Aqui tem cheiro de terra, tem cheiro de mato...
Tudo o que se planta cresce, germina e floresce.
E o coração do povo que chora
quando daqui vai-se embora,
Que conta nos dedos os dias
e vive marcando as horas
para aqui retornar,
Diz devagar, suspirando
como um sussurro no ar:
- Sonho acordado ou dormindo,

minha terra despertar!
O sol raiando tão lindo
no horizonte a brilhar,
E eu desperto sorrindo por viver neste lugar...
Pois é aqui que nasci, é aqui que vou ficar,
Plantar meus sonhos mais lindos
por eles vou lutar!
Sei que sem sonhos e lutas,
Nada posso conquistar!
A vida é feita de Sonhos...
Nunca deixe de Sonhar!

Autora: Professora Sonia Dada, EMEF Senador Carlos José Botelho.


Programação da Festa de São João Batista 2012 – Dourado, SP.
Início: 23 de Junho – Término: 29 de Julho.
Muitas Atrações - Clique na Imagem.






Veja também neste Blog: