segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rua Treze de Maio – Dourado, SP.



A Rua Treze de Maio tem seu nome em homenagem a data em comemoração a Lei que extinguiu a escravidão no Brasil.
A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), assinada pela bisneta de D. João VI, Princesa Isabel, sancionada em 13 de maio de 1888, foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil". Um passado triste e humilhante para um país que foi um dos últimos das Américas a instituir esta lei seguido pela Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto nº 81,234.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Em 13 de maio de 1888, às 15 horas, a Lei Imperial n° 3.353, ou Lei Áurea, foi sancionada pela Princesa Isabel, abolindo a escravatura no Brasil.

Foto: Antônio Luiz Ferreira

Fonte:
http://imperiobrazil.blogspot.com.br


Esta rua está localizada entre a rua Franklin Modesto de Abreu e a rua José Modesto de Abreu, no centro da cidade. Por este espaço podemos fazer referência a importantes pontos comerciais e instituições de Dourado. Logo no início pela Dourart's Marcenaria da Família do amigo Sr. Enéas Gonçalves e seus filhos Evandro e Evanildo, a Associação São Vicente de Paulo, APAE, Bassi Indústria , Comércio e Representação Ltda, dos Irmãos Bassi, A Oficina Mecânica de Aparecido Xavier Ribeiro e também oficina especializada em motores diesel do amigo Pedro Xavier Ribeiro.

A Rua Treze de Maio é ainda uma das principais ruas utilizadas por viajantes devido ao fácil acesso ao centro da cidade e por turistas religiosos que participam das novenas todas quartas-feiras no Centro Juvenil São Domingos Sávio, celebradas pelo Padre José Antonio e ministros.

Fotos da rua Treze de Maio.



Associação São Vicente de Paulo.


Dourart's Marcenaria.


EEE Dr. José Buzzá.
 


Bassi Indústria , Comércio e Representação Ltda.




Oficina Mecânica de Aparecido Xavier Ribeiro
 




Oficina especializada em motores diesel do amigo Pedro Xavier Ribeiro. 





Vejam também neste Blog:






















segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

EMEI Profa. Myriam App. Pallota dos Santos - Dourado, SP.



No dia 07/12/2012 houve a comemoração da primeira turma de alunos que concluiu o ano Letivo de 2012 na recém inaugurada Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Myriam Apparecida Pallota dos Santos.
A Direção, professores e funcionários prepararam uma festa com base em decorações natalinas e as crianças acompanharam o Hino Nacional e o Hino de Dourado nas apresentações.

Videos YouTube.

Hino de Dourado.



 Hino Nacional.

Localizada no bairro Jardim Aeroporto, foi inaugurada no dia 19 de maio de 2012, aniversário da cidade de Dourado, SP.

Visão Aérea da EMEI.


Frente da Escola.

De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Dourado (http://www.dourado.sp.gov.br) a escola atende hoje 277 alunos nos períodos da manhã e tarde, dos quais 240 vieram provisoriamente da EMEI Maria do Carmo Ballestero Gutierre, que fica no centro de Dourado e que atualmente passa por reforma; e foram feitas mais 37 matrículas atendendo crianças de 2 anos e meio à 5 anos. Em breve serão abertas as matrículas para ano que vem, onde a escola receberá crianças de 4 meses à 2 anos e meio.

Segundo Andréia Simone de Andrade, diretora responsável pela unidade, a escola ficou bem planejada e estruturada para atender todos os alunos da manhã e tarde. “Aqui, nossos alunos são muito bem assistidos, além de contar com uma excelente equipe de professores e funcionários para o bom atendimento de todas as crianças", enalteceu.

Fotos da Comemoração com pais, alunos, professores e funcionários (Dez/2012).












Homenagem

O nome da escola é uma homenagem à Professora Myriam Apparecida Pallota dos Santos, que nasceu em Dourado no dia 29 julho de 1926; filha de Gumercindo Pallota e Maria Custódia Jacobucci, ela se casou em 10 de julho de 1952 com Sidonio Abreu dos Santos, com quem teve 8 filhos. Foi a primeira professora no Parque Infantil do Grupo Escolar Senador Carlos José Botelho, de 1949 a 1964, em Dourado e a responsável pela formação inicial de uma geração de douradenses. Acompanhando seu esposo, foi transferida para a cidade de São Paulo, onde lecionou no Grupo Escolar Professor José Escolar, no período de 1964 a 1977, quando se aposentou. Myriam faleceu em 13 de agosto de 2000, deixando muitas saudades e lições de vida para todos que a conheceram, um exemplo de dedicação à família, com muita luta conseguiu formar todos seus filhos.




Mais Informações: Blog do Ronco.






Vejam também neste blog:

















Itália, 25 de Dezembro de 1944.