quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Os municípios e suas origens.


O QUE É UM MUNICÍPIO?

A palavra “município” origina-se de duas palavras latinas: “munia” (prerrogrativas) e “capere” (conservar). Vem assim, dos antigos romanos, o conceito de município: uma unidade territorial que tinha o privilégio de se governar por suas próprias leis, eleger seus próprios dirigentes, com garantia de seus direitos. Para eles, esse sistema facilitava a condução pacífica dos diversos territórios conquistados ao longo de sua história.
Um município é, em geral, a menor parte do espaço territorial de um país, tendo seus limites bem demarcados e uma administração política própria. As definições técnicas do que vem a ser um município podem variar de país para país.

MUNICÍPIO É O MESMO QUE CIDADE?

Muitas vezes, as duas palavras são utilizadas como sinônimas, mas, na verdade, significam coisas diferentes:
Município é o espaço que abrange a área urbana e a área rural de sua circunscrição, administrado por uma prefeitura.
Cidade é restringida somente à área urbana do município, geralmente onde está a sede política e econômica. No Brasil, todas as sedes de municípios estão nas cidades.


SIGNIFICADO DOS NOMES E ORIGEM DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Por que o seu município tem esse nome? Já teve curiosidade em saber? Conhecer a origem do nome de um município é conhecer um pouco da sua história e formação.
A história de muitos municípios traz origens muito semelhantes. Os mais antigos, em geral, surgiram em torno de uma capela, cujo santo de invocação acabava sendo o padroeiro da localidade. Os núcleos pioneiros (surgidos no período colonial) também surgiram a partir do processo de desbravamento e posse dos territórios. Outros, ainda, originaram-se a partir de núcleos urbanos formados em razão de alguma movimentação relacionada ao crescimento econômico e produtivo da região (ferrovias, fazendas de produção, indústrias, etc.). Em princípio, para receber o status de vila, a freguesia (ou mesmo povoado) deveria possuir câmara, cadeia e pelourinho (que constituía um símbolo de autoridade).


AS CIDADES PAULISTAS



BARBOSA

Data oficial de aniversário: 31/01
Data de criação do município: 18/02/1959
Quem nasce em Barbosa é: Barbosense
Site da Prefeitura: não disponível
Site da Câmara Municipal: não disponível
O nome é uma homenagem à João Barbosa de Carvalho, antigo dono das terras onde o município surgiu. Em 1932, Barbosa doou parte de suas terras para a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Ao redor dela, foi formado o povoado que passou a ser distrito do município de Avanhandava em 1944. Em 1959, foi desmembrado de Avanhandava e de Penápolis, ganhando a sua autonomia.


CARDOSO

Data oficial de aniversário (dia de São Sebastião, padroeiro do município): 20/01
Data de criação do município: 24/12/1948
Quem nasce em Cardoso é: Cardosense
Site da Prefeitura:
www.cardoso.sp.gov.br
Site da Câmara Municipal:
www.camaracardoso.sp.gov.br
É fruto da homenagem ao seu fundador Joaquim Cardoso da Silva que, com o engenheiro José de Freitas Dantas, realizou o levantamento da região, a fim de fazer o traçado das ruas. O povoado foi fundado em 1937, próximo aos rios Grande e Turvo.
Foi transformado em distrito de Tanabi em 1944. Em um período de apenas quatro anos, já possuía um grupo escolar, uma igreja matriz, um posto policial e serviços públicos implantados. Esse rápido desenvolvimento propiciou a sua emancipação em 1948.


DOURADO
Data oficial de aniversário: 19/05
Data de criação do município: 19/05/1897
Quem nasce em Dourado é: Douradense.
Site da Prefeitura: www.dourado.sp.gov.br
Site da Câmara Municipal: http://www.camaradourado.sp.gov.br/
Observação:
Pela sua elevação a Distrito de Paz, São João Baptista dos Dourados passou a denominar-se simplesmente D O U R A D O.
Dourado, tornou-se município em 19 de maio de 1897, pela Lei Estadual nº 502, no governo de Campos Salles.
São as seguintes as festividades municipais: 19 de Maio (Dia do Município), 24 de Junho (Dia do Padroeiro), Festa de São João Batista (Do dia 24 de Junho ao penúltimo domingo de Julho) e Corpus Christi (procissão com ruas totalmente ornamentadas).
Esta é, em síntese, a história de DOURADO, cujo nome alguns admitem ser pela “Serra dos Dourado”, outros pela piscosidade do peixe, finalmente pela beleza de suas tardes, verdadeiramente douradas. Não há positividade quanto aos dados.

Foto:Igreja Matriz de São João Batista.

ESTRELA D'OESTE

Data oficial de aniversário: 25/01
Data de criação do município: 24/12/1948
Quem nasce em Estrela D’Oeste é: Estrelense
Site da Prefeitura:
www.pmestrela.sp.gov.br
Site da Câmara Municipal: não disponível
O nome foi escolhido em um sorteio realizado na ocasião de sua emancipação do município de Fernandópolis. Havia três propostas e a ganhadora foi justamente a denominação que o local já possuía. O povoado foi fundado em 23 de janeiro de 1942 (embora houvesse habitantes desde 1925), com a construção da capela de Nossa Senhora da Penha. Desenvolveu-se graças ao desmembramento de diversos latifúndios da região.
Diferentemente do que ocorreu na maioria dos municípios, Estrela D’Oeste conseguiu ser transformado em distrito e em município (desmembrado de Fernandópolis) no mesmo dia.
Observação: A data de aniversário é uma referência à data de sua fundação 23/01/1942. Como o dia era muito próximo à data de aniversário da cidade de São Paulo, resolveu-se comemorar o aniversário oficial do município neste dia também.


SANTOS

Data oficial de aniversário: 26/01
Data de criação do município: 19/01/1545
Quem nasce em Santos é: Santista
Site da Prefeitura:
www.santos.sp.gov.br
Site da Câmara Municipal:
www.camarasantos.sp.gov.br
Segundo Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, no livro “A origem dos nomes dos municípios paulistas”, há três hipóteses para a origem do nome da cidade de Santos:
1 - Teria surgido a partir da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, hospital (o primeiro do Brasil) construído por Brás Cubas, em 1543. Como em Lisboa (Portugal) já havia um hospital chamado “Todos os Santos”, abreviou-se o nome para Santos.
2 - Martim Afonso de Souza, governador da capitania de São Vicente, teria escolhido o mesmo nome de um dos portos de Lisboa, à margem do Rio Tejo.
3 - Teria sido idéia do navegador espanhol João Dias de Solis, primeiro europeu a navegar o Rio da Prata e que, em 1515, que chamou o rio da região de “Santos Inocentes”. Era uma referência à matança de crianças, ordenada por Herodes e relatada na Bíblia.
A origem do município está ligada à história da cidade de São Vicente. Martim Afonso de Souza havia concedido a Brás Cubas uma sesmaria, onde foi fundado, em 1532, o povoado de Enguaguaçú (dessa forma, o primeiro nome não fazia referência à Santos). Nesse período inicial, foi iniciado o cultivo de cana-de-açúcar na região. Brás Cubas convenceu Martim Afonso a transferir o Porto de São Vicente para o seu povoado que, a partir de 1540, passou a ser chamado de Povoado do Porto de São Vicente. Em 1543, o nome foi alterado novamente para Porto de Santos. Em 1545, foi elevada à condição de vila e passou a se chamar Vila Porto de Santos; sendo desmembrada de São Vicente. Em 26 de janeiro de 1839, recebeu foros de cidade.
Seu desenvolvimento econômico dependeu, principalmente, das atividades de seu porto, por onde passava a produção do Estado de São Paulo para o exterior, sobretudo em meados do século 19, no auge da cultura do café e que, também, foi facilitada pelas ferrovias.
Observação: A data de aniversário da cidade refere-se à data em que recebeu foros de cidade, em 1839.


SÃO PAULO

Data oficial de aniversário: 25/01
Data de criação do município: 1560
Quem nasce em São Paulo é: Paulistano
Site da Prefeitura:
www.capital.sp.gov.br
Site da Câmara Municipal:
www.camara.sp.gov.br
A origem do nome da atual capital do Estado de São Paulo é bem simples. No dia 25 de janeiro (dia consagrado ao apóstolo São Paulo) de 1554, os padres jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, fundaram oficialmente o povoado de São Paulo de Piratininga. Conta-se que nessa data foi rezada a primeira missa, supostamente no que é hoje o Pátio do Colégio, construído com a intenção de catequizar os índios. Piratininga era o nome pela qual a região era conhecida, na época e, em tupi, quer dizer “peixe seco”.
Em 1560, São Paulo foi elevada à vila e, em 1681, à categoria de sede de Capitania. Em 1711, recebe foros de cidade e, em 1815, é elevada à condição de capital da Província do mesmo nome (outrora São Vicente). São Paulo passou por profundas transformações econômicas e sociais decorrentes da expansão da lavoura cafeeira em várias regiões paulistas, da construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí e do afluxo de imigrantes europeus no em fins do século 19. Parte dos lucros da cultura do café foi investida na industrialização, o que atraiu milhares de imigrantes e migrantes para a capital. No início do século 20, São Paulo já era o principal centro industrial brasileiro e grande centro financeiro também. 
 
Trânsito carregado é algo recente em São Paulo? Congestionamento caótico no Vale do Anhangabaú em 1969/1970, mostra que o problema do trânsito na capital paulista é crônico e antigo. Fotografia tirada de cima do Viaduto Santa Ifigênia.



A famosa "porteira do Brás" que por décadas foi conhecida por atrasar o progresso do bairro e da Avenida Rangel Pestana, foi substituída por um viaduto. Fotografia de Ivo Justino – 1950



O outro sentido da Avenida Rangel Pestana (centro-bairro) onde está a porteira do Brás, em um momento em que está aberta para o tráfego de veículos e pedestres. Ao fundo a Estação Roosevelt (atual Brás), 1950 - Crédito: Ivo Justino



Estação do Norte (depois renomeada para Roosevelt e atualmente Estação Brás) na década de 30. Foto: Sebastião de Assis Ferreira



Rua Augusta sempre agitada! Movimentação de pessoas e veículos na rua Augusta nos primeiros anos da década de 70.



Avenida Paulista em 1976. Detalhe para as obras de construção dos futuros edifícios do Banco Real e do Banco de Tokyo S/A.


Trincheira de paralelepípedos em rua paulistana durante os intensos combates da Revolução de 1924.





Fonte de Pesquisa:


Vejam também neste Blog: