terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dourado e o Turismo.

Quem conhece Dourado pela primeira vez tem a forte impressão de que a cidade nasceu para o turismo. Tranqüila, com apenas 9.000 habitantes, o município impressiona pela imponência de seus casarões construídos no final do século 19. Também chama a atenção a paisagem da zona rural. Rodeada por vales e colinas e pelas florestas que recheiam o relevo, resistindo à monocultura de cana-de-açúcar.

Ideal para quem procura tranqüilidade e contato com a natureza, a pequena Dourado é grande em opções para o descanso e o lazer. Além da beleza e do ambiente diferente que predominam na cidade, a zona rural surpreende. Localizada em uma região com forte vocação turística em função de sua beleza natural, o turista que vai para Dourado pode praticar rapel, boiacross, arborismo, mega tirolesa, rafting, montain bike, entre outros esportes mais populares.




Pousada São Bento.







Cachoeira no Hotel Estância.







Capela no Hotel Estância.






Contato próximo com a natureza.






Pesqueiro Caminho das Águas.




Mas para quem não deseja se aventurar nesse campo cheio de emoções fortes, pode escolher outros passeios que buscam contemplar a natureza. Em alguns casos, o contato com os animais silvestres também é possível, como conhecer de perto a graça e a simpatia dos macacos que rodeiam as propriedades rurais. Há ainda os passeios a cavalo, que dispensa comentários. Os animais são simplesmente um encanto.

Na cidade, o que impressiona são as construções. São vários casarões que mantiveram suas características originais ao longo do tempo. As escolas, por exemplo, são prédios grandes, imponentes, com suas madeiras originais e a forte influência da arquitetura francesa, o que faz as construções ficarem charmosas e atraentes, mesmo depois de tanto tempo.



Ruas do Comércio de Dourado.








Casas de Arquitetura Antiga.












A Administração Pública tem demonstrado prioridade em preservar o patrimônio histórico do município desde praças à escolas respeitando as características originais da época em que foram construídos, deixando a paisagem urbana mais bonita e atraente para toda a população.

Por toda a cidade, há casarões dignos de foto. Mas há outro fator que o turista deve prestar atenção: o centro de Dourado. Praticamente todo o comércio ainda prefere manter a fachada de suas construções à mostra, valorizando a arquitetura antiga e preservando a história. Não há adaptações de marquises, toldos e qualquer outro tipo de interferência.



Escola Senador Carlos José Botelho.




A Praça da Matriz também é outro destaque que enriquece o visual a cidade, oferecendo para os moradores e turistas lazer e bem-estar. Vale conhecer o prédio da Igreja Matriz de São João Batista, construída no início do século XX. Anos depois, a Igreja foi contemplada com a pintura a óleo que ilustram a fé católica. A obra de arte, em estilo germânico, é assinada pelo artista plástico Franciscus Pavlovic.



Praça da Igreja Matriz.



Aliás, o turismo religioso também atrai para a cidade centenas de fiéis de outras cidades, que visitam Dourado para participar da tradicionalíssima missa apresentada pelo padre José Antonio, ministrada na Igreja Matriz de São João Batista, que abençoa os fiéis com água e sal.

Além de suas belezas naturais e arquitetônicas, Dourado também se destaca por sua vocação para o artesanato.
Em 2005, mais de 40 pessoas participaram das oficinas gratuitas de artesanato ministradas pela Casa do Artesão. Esta foi a primeira parceria que a entidade firmou com o Departamento de Cultura para viabilizar o projeto.

A Casa do Artesão atua na formação e no preparo dos artesãos da cidade para o comércio. Seus associados participam de cursos e têm espaço garantido em diversas feiras de artesanato regionais e também nos eventos em que a Casa do Artesão participar.

A fabricação de móveis artesanais também é outro destaque. No passado, nos tempos áureos da ferrovia, havia várias marcenarias na cidade que atuavam na fabricação de vagões. Com a desativação do trem, a queda do café, os marceneiros passaram a fabricar móveis.

Por essas e outras razões, Dourado é uma cidade que chama atenção. Motivos para visita-la é que não faltam.


Dados da Pesquisa:

http://www.dourado.sp.gov.br/




Ver também:

Escolas e o Meio Ambiente:
https://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/07/as-escolas-de-dourado-e-o-meio-ambiente.html


O Rio Jacaré Pepira:

https://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/07/o-rio-jacare-meio-ambiente-dourado.html


Livro: Dos “Anjos” para os Homens.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/06/alunos-do-2-termo-lembrancas-escola.html


Procissão de Corpus Christi em Dourado.

http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/06/corpus-christi-em-dourado.html


Conheça a história de nossas ruas.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/05/rua-19-de-maio.html


Personalidade Douradense.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2009/09/escritora-cecilia-braga.html


Grupo Escolar - 100 anos de História.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2009/05/grupo-escolar-100-anos-de-historia.html


Nenhum comentário: