sexta-feira, 22 de maio de 2009

Grupo Escolar - 100 anos de História


Grupo Escolar Senador Carlos José Botelho -100 anos de História.

O Município de Dourado no dia 19 de maio completou 112 anos, e um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade terá seu 1º Centenário em Agosto de 2009. Conta a tradição que Carlos José Botelho, construiu ou patrocinou a construção do Grupo Escolar de Dourado. Embora o engenheiro responsável pela obra tenha sido o Sr. Manuel Iabater. Dr. Botelho desenhou o esquema da construção com sua própria bengala no chão onde a obra foi erguida. Grande parte dos moradores da cidade já estudaram na Escola Senador.
Procurarei reportar aqui, neste espaço, fatos importantes que fizeram e fazem parte da vida e da história de muitas pessoas e que ainda marcam uma lembrança de muito carinho e respeito pela primeira escola de Dourado.



Foto retirada por volta de 1900.




Junta de bois: usado para transporte de cargas nas propriedades (foto de 1919)
Atrás o Grupo Escolar Senador Carlos José Botelho. Como naquela época a cidade não havia Energia Elétrica era comum o uso de lampiões movidos a querosene que iluminavam as ruas, como mostra o detalhe da foto no canto superior esquerdo.

A restauração da Escola Senador Carlos José Botelho ocorreu no início do ano de 2006, no mandato do Sr Prefeito Dr. Edmur Pereira Buzzá, respeitando as características originais da época.

Foto contemporânea antes da Restauração.


Foto site: http://www.dourado.sp.gov.br/




Construído no início do século passado, em estilo francês, o prédio de fato é um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da cidade, e por que não, do Estado de São Paulo.


















foto da Escola Senador atual: site http://www.blogdoronco.blogspot.com

A Nossa História.
Dourado já se apresentava em 1900 como uma cidade próspera. O café atraia os imigrantes; junto com a riqueza gerada pelo café, a cidade crescia.
Na época, Dourado não contava com um espaço educacional. Era preciso criar uma escola que pudesse instruir as nossas crianças.
A Escola Senador Carlos José Botelho nasceu com esse objetivo: prover de cultura toda a população. E, em 1900 foi inaugurado o sonho de pais e filhos douradenses.
Era a primeira escola e, como não poderia deixar de ser, se propunha a um ensino de qualidade, prevendo a importância que teria na nossa terra.
A escola evoluia e o ensino primário passava por transformações. A medida em que mudava a legislação estadual, a escola Senador tinha que se adaptar a essas mudanças, mas sempre mantendo a sua qualidade de ensino, respaldo em projetos pedagógicos sintonizados com as transformações da sociedade brasileira.
Daquele projeto inicial de 1909 a escola caminhava para tornar-se, 100 anos depois, uma escola com forte tradição.
Essa trajetória foi impulsionada principalmente pelos professores, diretores e alunos que se propuseram a manter a tradição e a qualidade da escola.
Atualmente, os operários do ensino que lutam para instruir as nossa crianças e preservar a história da Senador Carlos José Botelho são:

DOCENTES: Adriana Desajacomo, Ana Maria Paloschi Marin, Ana Marta dos Santos, Aurenice Paloschi Martins, Carla G. Casadei Torres, Cassiana Ap. G. dos Santos, Cláudia Maria Aparecida Alves, Danila Buzzutti Furlan, Elaine de Fátima Dinarde Alves, Elizabete Ap. Carro Bueno, Fernanda Paloschi Martins, Isabel Aparecida Zólio, Juliana C. Tavano de Souza, Luciana Munhoz Desajacomo, Márcia Cristina de Paula, Márcia M. Sutani de Paula, Maria José dos Santos Demeti, Mariza M. Sutani Gastaldi, Nilda Mitsue Y. Miranda, Nilvia Penteado Braga, Rogéria Peichim, Rosângela Aparecida Simões, Sérgio S. dos Santos, Silviane Porta Lopes Martins, Solange Sanches Silvani, Sonia Borges Cesário Matricarde, Sonia Maria D. Zólio, Sonia Maria Dada e Sueli Aparecida Stefano.
FUNCIONÁRIOS: Adriana Aparecida Garcia Damico (servente), Amilton Ferreira Goulart (inspetor), Antonio Angelo Speranza (dentista), Dolores Souto Stroppa (servente), Flávia C. de Carvalho (secretária), Geralda Cristina Santesso (servente), José Augusto Pirangelo (zelador), Maria Angela Cordeiro Guimarães (coordenadora pedagógica), Maria de Lourdes Alves Albino (servente), Nilda Mitsue Yoshino Miranda (vice-diretora), Patrícia Aparecida Infante (inspetora), Reinaldo Oliveira Pretti (inspetor), Renata Maria Flocco Sorregotti (secretária), Rita de Cássia Ortiz Camargo (inspetora), Rosana Ferreira Puertas (diretora) e Solange Munhoz Vergílio (servente).

Fonte de Pesquisa: 
Edição Comemorativa dos 96 anos da Escola Municipal Senador Carlos José Botelho.
Jornalista Responsável: João Eduardo Justi.
Fotos e dados de 03 de agosto de 2005.




Parabéns Professores, Funcionários e Profissionais da educação pela dedicação e amor ao Grupo Escolar Senador Carlos José Botelho e a árdua tarefa em formar jovens cidadãos dignos e responsáveis.