quinta-feira, 22 de abril de 2010

História da Nossa Rodovia (Trevo de Dourado)

 
O Trevo de Dourado foi iniciado por volta do ano de 1960, pela “Via Técnica” empresa especializada em terraplanagem à serviço do Governo do Estado e coordenado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, no final da administração do Governo do Presidente Juscelino Kubitschek (Partido Social Democrata – PSD) e início do Governo de transição do Presidente Jânio Quadros (Partido Trabalhista Nacional – PTN). Terminou aproximadamente em 1970 no Governo do Presidente Emílio Médici (ARENA - militar). Apenas 40 anos separam a história da construção até a primeira reforma ou restauração deste trajeto em 2009/2010. Antes os condutores dos veículos utilizavam este acesso como um atalho às cidades vizinhas de Ribeirão Bonito, Ibaté e São Carlos pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros que liga os municípios de Jaú à Araraquara.
Segundo, douradenses mais antigos, uma pequena parte deste trajeto, antes era formado por pedregulhos até próximo a Fazenda Monte Verde e nas laterais do acostamento acompanhava-se a formação de capim erva-cidreira.

(Ver DER - Departamento de Estradas de Rodagem, criado em 02 de julho de 1934, através do Decreto nº 6529. http://www.der.sp.gov.br/institucional/memoria.aspx)

Trevo: Dourado à Ribeirão Bonito (Depois da Reforma).

Trevo: Dourado à Ribeirão Bonito (Antes da Reforma).


Trevo: Dourado à Jaú (Depois da Reforma).

Trevo: Dourado à Jaú (Antes da Reforma).

Dados Oficiais:
Rodovia Luís Augusto de Oliveira (oficialmente é um dos trajetos da SP-215), também conhecida como Rodovia São Carlos-Jaú, é uma rodovia situada na Região Administrativa Central, no interior de São Paulo.
Medindo 56 quilômetros, essa estrada possuí pista única no trecho entre São Carlos e a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255).
Atualmente, a Rodovia Luís Augusto de Oliveira não apresenta nenhum pedágio ao longo do trecho.

Fonte de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Lu%C3%ADs_Augusto_de_Oliveira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Washington_Lu%C3%ADs_%28SP-310%29



Posto de Rubens Baldin em 1961.











 
Colaboração Fotos Antigas:
Lígia Fazan Balbo.
Luís Carlos Fazan.


Fotos do Trevo de Dourado em Abril de 2010.






















Finalizando as Obras.














Vejam também: