segunda-feira, 25 de junho de 2012

Festa de São João Batista em Dourado - 2012.





A Festa de São João Batista de Dourado é uma das maiores manifestações culturais e religiosas, pois mantém as tradições trazidas pelos primeiros moradores.

Começou oficialmente dia 24 neste domingo em Dourado, interior do estado de São Paulo e há 94 anos traz muita alegria e entretenimento às famílias douradenses, além de atrair muitos visitantes que vêem prestigiar o tradicional levantamento dos mastros, cortejo de fogos, barraca de doces e salgados entre outras atrações em destaque a banda 19 de maio que desde 1962 nos proporciona divertimento no coreto da Igreja Matriz.

No domingo do dia 24 houve alvorada às 05h e 30 min;
Missa Junina às 9 horas.

Benção e Levantamento de Mastros no Parque São Pedro.

Missa Festiva de Ação de Graças na residência do Sr. Marin às 18h.
Em seguida os Mastros foram transportados até a Praça da Matriz, onde foram abençoados e elevados um a direita e outro à esquerda da Igreja de São João Batista.

A Festa em louvor a São João Batista se estende até o dia 29 de julho em Dourado com música ao vivo no recinto com porções variadas de salgados e bebidas.
Vejam abaixo a programação:




Programação da Festa de São João Batista 2012 – Dourado, SP.
Início: 23 de Junho – Término: 29 de Julho.
Muitas Atrações - Clique na Imagem.
Missa frente à residência do Sr. Marin.








Decorações Juninas na Igreja Matriz.







Chegada com os Mastros.








Elevação dos Mastros.











Barraca da Festa.

 
Vídeos do YouTube:

Chegada com os Mastros.





 
Benção dos Mastros.





 
Queima de Fogos.




 
Vejam também neste Blog:


















terça-feira, 19 de junho de 2012

Festa em Louvor a São João Batista de Dourado – 94 anos de sucesso.



 
Um pouco da História:

João Baptista (Judeia, 2 a.C.27 d.C.) foi um pregador judeu do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.
João era um pregador heróico. Ele falava ao povo expondo os líderes iníquos e as suas transgressões. Quando o assemelhavam a Elias, era porque este tinha o mesmo aspecto rude e admoestador do seu antecessor. João não queria simpatia. Ele pregava a mudança, chamava "raça de víboras" e com o indicador apontado, tal como Elias o tinha feito anteriormente, e isto o categorizou como profeta.
João pregava que o "Reino de Deus" estaria "ao alcance das mãos" e essa pregação reunia em sua volta centenas de pessoas sedentos de palavras que lhes prometessem que o seu jugo estava próximo do fim.
João tinha discípulos. Isto significa que ele ensinava. Ele tinha aprendizes com quem dispensava algum tempo em ensinar. Havia interesse nas suas palavras e filosofia nos seus ensinamentos.

 

Celebração litúrgica.

O Dia de São João é um dos mais antigos festivais do cristianismo, já aparecendo no concílio de Agde, em 506 d.C., como um dos principais festivais da época, um feriado e, como o Natal, era celebrado com três missas: uma pela manhã, uma ao meio-dia e outra no pôr-do-sol.
O nascimento de João Batista no dia de 24 de junho ocorre três meses depois da celebração da Anunciação, em 25 de março e seis meses antes do Natal, que celebra o nascimento de Jesus. Obviamente, o objetivo das festas não é marcar a data exata destes eventos, mas sim comemorá-los de forma interligada.


Festa junina.

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na europa ou do inverno no Brasil, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João". Os outros dois santos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13).
Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da EuropaDinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



 
Programação da Festa de São João Batista 2012 – Dourado, SP.
Início: 23 de Junho – Término: 29 de Julho.
Muitas Atrações - Clique na Imagem.





Vejam também neste Blog:












segunda-feira, 11 de junho de 2012

Corpus Christi – Dourado em 2012.



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Tapete de Corpus Christi é uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, que consiste em confeccionar tapetes de rua para a passagem da procissão de Corpus Christi. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades e bairros.
Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.
Em Dourado, interior do estado de São Paulo, a chuva impediu os enfeites às ruas e uma breve procissão circundou os arredores da Igreja Matriz de São João Batista.

Foto trajeto.



Fotos interior da Igreja Matriz de Dourado, pinturas de Franciscus Pavlovic, painéis à óleo, feitas no período de 1935/1937.






Detalhe para a foto, Estátua de Cristo na entrada da Igreja.













Foto detalhe: Janela ao lado do sacrário.



Veja também: