quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cartas de Germano Agnelli - Continuação



Itália, 29 de janeiro de 1945.
Meus bons pais.

Recebi a sua carta de 28 de Dezembro. Recebi também a do Lélo. Fiquei muito satisfeito que nem queiras saber.
Gozo muito por saber que todos estão bem. Satisfeito pela chegada do Lélo. Escrevi já a ela e para os manos de Bauru. Contente pois estou em saber que orgulha-se da minha missão. Tenho saudades do pai e da senhora. Iremos fazer um grande pique nique junto com Josefa quando voltar.
Sim. Sua carta muito me confortou. Como me referia-te. Sim Deus está sempre comigo. O que aprendi na infância, aplico-os todos nos frutos de meu trabalho. E de todos eles minha mãe querida devo a senhora. E assim sirvo a minha Pátria querida. Por isso estou aqui. Para defende-la de estranhos. O dever me impôs para que eu partisse, porque a minha Pátria precisava do concurso de meus braços para faze-la respeitada por estranhos. Quero que saiba que quando a morte me ameasse e a glória me sorri, estarás sempre em meu coração e em meus pensamentos.
Sei que sofres a ausência de um filho. Mas é preciso.
Avante! Sempre avante. Esse é o nosso Lema. A Vitória será alcançada, ainda neste ano que entramos.
E seu filho estará de volta para abraça-la. Escreva-me sem que peça para que me escreva.
Envie as minhas notícias aos manos.
Diga a Júlia que não se aflija. Diga a ela que eu gosto desta vida.
Lembranças a ela, abraços ao Osório e beijos nas crianças.
Gostaria de estar aí no casamento da Justina, mas é humanamente impossível. Desejo que ela seja muito feliz.
Lembranças a ela, a Zilda e Maria, juntamente aos noivos. Abraços na Terezinha e Nilton.
Recomendações ao meu bom mano Chiquinho e cunhada. E que espero já que o Antoninho esteja andando.
Diga a Maria tratar bem os compadres e ao afilhado. Faça ele compreender que quando for grande não terá uma nova guerra porque o padrinho está aqui nesta para fazer que seja a última.
A sua carta eu recebi por intermédio do Serviço de Assistência Religiosa.
Mande sempre notícias de todos e do avô.
Findo esta carta enviando a todos que me são caros as minhas saudades.
Com o coração cheio de ternuras peço aos meus bons pais que me abençoem.
Este teu filho que muito vos ama”.

Germano.
Endereço.
3º Sgt. 1G: 77.053 – Germano Agnelli.
402 – F.E.B. - Itália.








Itália 29 de janeiro de 1945.

Bondoso Pai,

Que a paz de Deus reine em vosso coração. Nem queira saber as saudades que sinto do senhor e de minha querida mãe.

Lembro-me sempre das visitas de que me fazias em São Paulo. Dos passeios que fazíamos junto com o China.

Logo voltaremos a estar no mesmo ambiente de antes.

Espero que gozes de boa saúde e que seus negócios sejam bem sucedidos.

Tenho saudades de todos.

Ainda não recebi cartas de Josefa. Quando fores em São Paulo visitar o Lélo, espero que chegue até a casa de Josefa.

Transmita as minhas lembranças a todos os irmãos e irmãs. Um forte abraço na mãe.

Não receies de nada que eu estou bem e gozo de uma boa saúde.

Pai o clima aqui é muito frio. Para se lavar o rosto é preciso aquecer o cantil no fogo, porque ele amanhece com água empedrada. As poças d'água ficam em um puro bloco de gelo. A terra é lamacenta e fria. Chove muito.

Em vez em quando temos muita neve. Mas o brasileiro é forte enfrenta tudo sorrindo.

Para se comer é preciso fazer as refeições as preças porque congela logo a comida. O vento é horrível. A terra amanhece dura como pedra e quando é meio dia começa a formação da lama.

Os riachos começam a ficar que é uma só pedra de gelo, que se pode andar por cima dele. O sol é uma quinta coluna porque ele nem aparece.

Para se fazer um fogo é muito difícil porque a lenha é constantemente úmida.

E assim vamos lutando contra esse segundo inimigo.

A Vitória está prestes a chegar e logo alcançaremos.

Peço não se afligir por mim. Estou bem.

Desejo que animes sempre a mãe. Eu gosto muito desta vida de aventura.

Escreva-me sim.

Queira aceitar um forte abraço deste teu filho que muito te considera e que pede abençoa-lo”.

Germano.
Endereço.
3º Sgt. 1G: 77.053 – Germano Agnelli.
402 – F.E.B. - Itália.



Vejam também neste Blog:


Os Carneiros e a Estrela.