sexta-feira, 19 de março de 2010

Filatelista douradense



João Paulo Rosalin é um jovem estudante do Ensino Médio em Dourado e vem acompanhando com freqüência as publicações do blog. Como iniciou sua coleção de selos este ano teve a iniciativa de divulgá-los pela internet e dessa forma ampliar seus conhecimentos sobre esta arte além de trocar experiências suas com as pessoas que queiram desenvolver este hobby. Sua outra iniciativa é publicar um blog onde pretende especificar mais sobre esse assunto e trocar idéias com outros internautas.
Já possui 279 selos em sua coleção sendo 76 do Brasil, 101 da Áustria, 97 da Espanha, 1 dos Estados Unidos, 1 de Ryu Kyu e 3 da Argentina. E para quem quiser iniciar sua coleção de selos João Paulo indica o site: http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/colecao.cfm
Quem quiser entrar em contato com João Paulo ele informa seu e-mail: jprosalin@hotmail.com




Mais do que um simples hobby, quando abordamos este tema na Internet uma pesquisa interessante pode ser observada por ser rica em fatos históricos descrevendo a cultura de vários países onde vale a pena constatar.















Para saber um pouco mais sobre a coleção de selos e sua importância dentro da história e da cultura da humanidade:
Fonte de Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filatelia

Filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados. A filatelia tem várias áreas de estudo, a saber: filatelia tradicional, história postal, pré-filatelia, marcofilia, inteiros postais, filatelia temática, aerofilatelia, astrofilatelia, maximafilia, filatelia juvenil, literatura filatélica, selos fiscais, classe aberta e um quadro.
O objetivo deste hobby é selecionar selos para compor uma coleção, que pode ser geral ou temática. Existem coleções que além dos selos possui informações sobre o tema, parâmetro utilizado por muitas pessoas nas coleções temáticas.
Enquanto entre as coleções gerais, pode-se dizer que se dividem em mundo e país. É freqüente encontrar coleções com apenas selos de um país, assim como de qualquer lugar do mundo. Quando não seguem nenhum critério este tipo de coleção é usual entre iniciantes.
Apesar de diferenças entre os vários tipos de coleções, além do que foi dito, um único ideal une os filatelistas de todo o mundo: a vontade de conhecer mais sobre um lugar, objeto, pessoa, país, etc. É o conhecimento que estimula os filatelistas a continuar com seu hobby apesar da diminuição das correspondências via Correios.

História




Olho de boi primeiro selo impresso no Brasil.
A filatelia, o mais popular de todos os passatempos, ainda está em alta mundialmente: conta com cerca de 30 milhões de adeptos e movimenta aproximadamente U$ 16 bilhões de doláres por ano. No Brasil, segundo país do mundo que emitiu selos, essa atividade é tida como uma das mais ricas do planeta, onde o famoso Olho-de-boi, precursor da filatelia brasileira, foi impresso em 1843.
A Inglaterra, terra que criou o selo no século XIX, em 1840, também se destaca com a Exposição Filatélica Mundial, evento que acontece a cada dez anos. (A última exposição foi no ano de 2000). Em 1856, o selo, também em Londres, surgiu pela primeira vez como passatempo e atividade comercial, com a abertura da casa filatélica Stanley Gibbons considerada a equivalente ao Índice Dow Jones, uma vez que ela realiza avaliações de preços de selos em nível mundial.



Selo Legenda "JORNAES".
A atividade não é apenas lúdica e continua cada vez mais valorizada: a quadra (quatro selos juntos) com a imagem do avião Jenny, o selo mais caro dos Estados Unidos, foi vendida há pouco por quase US$ 3 milhões. A popularidade do setor também anda de vento em popa, graças à internet: ao digitar-se a palavra filatelia no Google, pode-se contemplar mais de 2,6 milhões de páginas, fora a palavra philately, que rende 2,1 milhões de sítios adicionais. Se a busca for restrita ao Brasil, chega-se ao número também significativo de 205 mil. Somente o site da Stanley Gibbons conta mensalmente com 30 milhões de visitas.
Em Portugal, o primeiro selo comemorativo emitido em massa foi o Legenda "JORNAES" que foi impresso em 1879.