domingo, 5 de março de 2023

Capelas e Igrejas em Dourado, SP.

 

De acordo com a Wikipédia, Enciclopédia Livre; Capela ou ermida é um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de aldeias, colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc. A designação de ermida é usualmente utilizada para capelas erguidas em sítios ermos.


Na hierarquia religiosa existem as Catedrais, as Igrejas as capelas. As catedrais são as igrejas principais das dioceses onde o bispo celebra a eucaristia dominical. As igrejas são os templos principais das paróquias (do latim tardio parochia, do grego παροικία, «vizinhança», derivado de παροικέω «habitar ao lado») é a menor circunscrição territorial integrada a uma diocese sendo uma delas denominada igreja matriz onde o sacerdote celebra a missa principal dominical. As restantes pequenas igrejas são denominadas de capelas onde habitualmente não existe culto religioso diário ou dominical, ou existe apenas por alturas de festividades.


O musicólogo Henry Raynor explica assim a etimologia do termo:

A palavra “capela” provém da Cappella (ou manto) de São Martinho, a relíquia mais sagrada dos reis francos, sobre o qual se faziam os juramentos e que era levado à frente das tropas em batalhas. Os seus guardiões eram os cappellani e o santuário no qual se guardava era a cappella. Por isso, cappella veio a ser designação de um edifício religioso, inclusive o seu mobiliário e pessoal, isto é, tudo o que fosse necessário para o culto de um rei ou nobre.


A formação de muitas Capelas em Dourado, teve sua origem com a formação do seu povoado.

Em 1876, por meio de uma lei provincial, o bairro, de terras situadas, na “Serra do Dourado”, ganhou uma cadeira de primeiras letras. O que era uma pequena capela já se tornara em um capelão curado, onde eram oficializados casamentos, batizados e até o sacramento dos moribundos.

*Capelão Curado – No Brasil, do período Colonial até a proclamação da República, para que se existisse o reconhecimento oficial de um povoado era necessária autorização integrada dos poderes do Governo e da Igreja. Se existisse uma capela com celebrações realizadas regularmente por um pároco, este local era chamado Capela Curada.

O mais interessante nessa época eram as tradições, de uma população que era predominantemente rural, onde o modo de vida dessas famílias costumavam utilizar as Capelinhas para rezar, acender velas, fazer procissões, mostrando que as construções dessas capelas transmitiam um significado religioso desses moradores.


Curiosidades sobre o Turismo Religioso.

Segundo o site: https://caminhodascapelas.com/ Entre as Colinas da Serra da Mantiqueira, existe um trajeto de 75 km, onde o peregrino poderá passar por 30 Capelas, aproximadamente. Além do convite de uma visão e contato com a natureza local, entre cachoeiras, colinas e mata nativa, levará o viajante a uma vivência com sua história e com sua Fé e ainda saborear uma deliciosa comida mineira.


Fotos de Algumas Igrejas e Capelas em Dourado, SP.

Capelas.


Capela - Avenida da Saudade.




Capela de Santa Luzia - Rua Olímpia Reinato, estrada rural.



Capela Estância Eco Resort Santa Clara.



Capela Santa Cruz - Início da rua Olímpia Reinato, estrada rural, caminho para a cidade de Brotas.



Capela São Vicente de Paulo, Rua Treze de Maio - Centro de Dourado, SP.



Capela Vila Santa Clara, Estrada Rural - Dourado a Trabijú.



Capela Santo Antonio - Fazenda Santo Antonio.


Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Fazenda Santo Antonio.

Estrada Rural de Dourado a Vila Santa Clara.




Capela próximo a Fazenda Santa Carolina.



Capela próximo a Fazenda Santa Maria - Estrada rural Dourado ao rio Jacaré-Pepira.


Igrejas.


Igreja Matriz de São João Batista.



Igreja Matriz de São João Batista com as antigas árvores (lacerdinhas, que irritavam os olhos).



Igreja de Nossa Senhora Aparecida - Jardim Paulista.




Igreja do Sagrado Coração de Jesus e Maria - Bairro Jardim Aeroporto.


Vejam também neste blog:


Início do Povoado de Dourado.


Escola do Bairro do Bebedouro – Dourado, SP.


Dourado em 2 Tempos.


Dourado em 3 Décadas.

Nenhum comentário: