sexta-feira, 7 de junho de 2024

A Logística da Cana-de-Açúcar em Dourado.

 

O transporte do açúcar produzido nas usinas de Bocaina até a ferrovia envolve várias etapas para garantir a qualidade do produto e sua eficiência logística. Vamos explorar essas etapas:

    Sanitariedade:

    • Nessa etapa, o caminhão é preparado adequadamente. Ele deve estar limpo, fechado e aquecido à temperatura ambiente.

    • Os fretes devem possuir a licença sanitária específica, emitida pela Secretaria de Saúde, para garantir a qualidade do açúcar e a saúde dos consumidores.

    • A sanitariedade é crucial para evitar a deterioração do produto durante o transporte.

    Estocagem:

    • O açúcar pode ser transportado tanto ensacado quanto a granel.

    • A estocagem adequada evita contaminações cruzadas e doenças associadas à má qualidade da mercadoria.

    Embalagem:

    • Se o açúcar for ensacado, a embalagem deve ser resistente e proteger contra umidade e danos.

    • No caso do transporte a granel, o açúcar é carregado diretamente no caminhão.

    Carregamento e Descarregamento:

    • O açúcar é carregado no caminhão na usina de Bocaina.

    • No destino, seja em um terminal ferroviário ou porto, ocorre o descarregamento.

    Transporte em Si:

    • O transporte pode ser realizado por caminhões graneleiros ou trens.

    • No caso da ferrovia, o açúcar é acondicionado em vagões e enviado para o porto de Santos.

Escoamento:

    • O açúcar é finalmente escoado para exportação ou distribuição no mercado interno.

    • Os vagões tipo “hopper” são utilizados para carregar açúcar nas ferrovias brasileiras onde possuem diferentes especificações e características.




Vagão Hopper HTT (GBMX):

    • Peso bruto máximo: 130.000 kg.

    • Tara: 28.300 kg.

    • Capacidade: 101.700 kg.

    • Volume: 143 m³.

    • Carga transportada: Grãos, açúcar, farelo e fertilizantes.

    • Características: Sistema Rápido de Descarga

    Vagão Hopper HPT (AmstedMaxion):

    • Peso bruto máximo: 130.000 kg.

    • Tara: 29.000 kg.

    • Capacidade: 101.000 kg.

    • Volume: 149 m³.

    • Carga transportada: Grãos, açúcar e farelo.

    • Características: Sistema Rápido de Descarga


Além desses, existem outros tipos de vagões hopper com diferentes capacidades e características, mas esses são alguns exemplos comumente utilizados para o transporte de açúcar nas ferrovias brasileiras.






Em resumo, o transporte de açúcar das usinas de Bocaina até a ferrovia é uma operação logística complexa que requer cuidados específicos para preservar a qualidade do produto.


Fonte: grupotracker.com.br;

g1.globo.com;

blog.fretebras.com.br;

blog.fretebras.com.br

blog.sansuy.com.br


Curiosidades.


Quais são os meios utilizados para transportar açúcar?

Agora que você sabe a importância de transportar o açúcar e corretamente, confira os principais meios de transportes utilizados para essa finalidade.


Caminhões Graneleiros.

São caminhões com capacidade, normalmente, para 28 toneladas e por não possuírem a caçamba móvel, necessitam de tombadores.



Caminhões Basculantes.

São caminhões com as mesmas características dos graneleiros, porém, que possuem sistema hidráulico para movimentação da caçamba e, portanto, não necessitam de nenhuma outra tecnologia para descarregamento do produto.

É necessário um caminhão 6×4 para tracionar o veículo, sendo que essa potência está assegurada por lei.




Imagens: Carregamento do Açúcar em caminhões com Caçamba na Usina.










Fotos: Luiz Tomazin.


Imagens de transporte de açúcar em sacas no Porto de Santos.




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