quarta-feira, 15 de outubro de 2008

E.M. Antonio Monteiro Novo





 Foto de Renato Rosalin em junho de 2015.


Patrono da E.M. Antonio Monteiro Novo.

A Escola Municipal Antonio Monteiro Novo recebeu o nome em justa homenagem ao querido "Tio Ninho" - pessoa que dedicou toda a sua vida à educação de nossa cidade, trabalhando por 30 anos na então E.E. Salles Júnior.
É com o mesmo intuito da pessoa competente, dinâmica, lutadora e acima de tudo, humana que ele foi, que nossa escola procura caminhar na responsabilidade da formação de nossos jovens.
Hoje a E.M. Antonio Monteiro Novo atende alunos de primeiro ano a quarta série do Ensino Fundamental.



O Senhor Antonio Monteiro Novo nascido em 20 de abril de 1925, formou-se em contador na Escola de Comércio Álvares Penteado de São Paulo em 1944.
Era um homem muito sério, trabalhador, honesto, equilibrado e firme.
Casou-se com a senhora Lídia e teve duas filhas: Cecília e Silvia. Foi Diretor-substituto da Escola Estadual Dr. Salles Júnior durante alguns anos. Gostava muito da sua escola, dos funcionários e dos alunos. Sua secretaria era o centro da escola. Lá se tratava de tudo; de leis, de bandas de festas, de excursões, de bailes, de campeonatos, de VIDA.
Quando era necessário, ele tinha uma conversa muito séria com os alunos e dependendo do problema o aluno era suspenso das atividades escolares, mas isso servia de lição e que lição!
Era um homem muito inteligente, escrevia e falava muito bem. Dava lições de agricultura: o que plantar, como plantar, em que época; da História de Dourado, da crise do café...

Mas também dava lições de companheirismo e amor quando ajudava os colegas de trabalho, quando ensinava o serviço, quando ajudava numa doença ou numa fraqueza.
Era chamado carinhosamente de Tio Ninho. Mas por que, se naquela época não era comum, não era moda?

Mas ele era TIO. Aquele tio: bonzinho e firme; simples e sabido; alegre e sério.
Em 25 de abril de 2005, através da Lei 1.066, nossa escola recebeu com muita satisfação, o Tio Ninho como Patrono e esperamos que através de exemplos de vida deixados por ele para muitos de nós aqui presentes, possam também servir de lição para nossas crianças.
Por isso devemos guardar em nossa memória o nome do nosso tão querido Antonio Monteiro Novo.

Congratulações a Diretora da E.M. Antonio Monteiro Novo, Ana Claudia Marin Bernardo pela colaboração.



Festa Junina entre Professores, pais e alunos na E.M. Antonio Monteiro Novo (2008).


Nenhum comentário: