quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Rua 7 de Setembro, Dourado – SP.





A rua sete de setembro faz parte das publicações deste blog sobre a denominação e significado das ruas de Dourado, assim como sua importância histórica na vida de seus habitantes.

Localizada entre as ruas Francisco Borja Cardoso e Bernardino de Campos além de fazer uma importante homenagem ao dia da Independência do Brasil, data histórica a qual o Brasil era colônica de Portugal até 1822. Vale descrever também que a mesma rua teve eventos marcantes em Dourado. Em dias de Corpus Christi era feito mutirão para confeccionar o tapete o qual ia transitar a Tradicional Procissão. Fotos e vídeos produzidos na data de 1991 registram a união de muitos douradenses às montagens dos desenhos e formas geométricas dando lugar aos tapetes de Corpus Christi, uma tradição e manifestação artística popular que tem como destaque principal a Eucaristia.

Fotos Corpus Christi ano de 1991.





 


Foto Atual.


Não podemos deixar de lembrar um importante ponto de referência à rua sete de setembro: O Centro de Saúde do Município. Além de atendimento médico e odontológico ali o cidadão douradense pode encontrar o remédio na farmácia popular.

Foto Atual.

Foto ano 1991.


Há muito tempo atrás ao final desta rua, ficava a sede da Estação Ferroviária, hoje o CIREC. A Companhia Ferroviária de Dourado, “A Douradense” como ficou conhecida, iniciou o projeto de construção em agosto de 1899. Em outubro de 1900 foram abertos os primeiros dez quilômetros até Ferraz Salles, partindo de Ribeirão Bonito onde, na época, era a estação final da Cia Paulista. Este ano a Douradense completaria 114 anos se o Governador Laudo Natel, em 1966, não tivesse assinado uma lei tirando-a do mapa do Estado de São Paulo.

Fotos da Antiga Estação Ferroviária.


 

Outro registro fotográfico importante: o trem na gare...as pessoas caminhando para embarque...e o nosso campinho de areião da estação... Compartilhada pelo Facebook com Déo (Set/2013).

A rua Sete de Setembro é muito utilizada hoje em dia aos que vêem das fazendas ao centro da cidade e do centro às fazendas e acesso por terra a cidade de Brotas e ao Hotel Fazenda Bela Vista do amigo Pedro Luís Dias de Aguiar, o Pedroca, conhecido por muitos douradenses como recordista mundial de cavalgada de longa distância.

Fotos Set/2013:

Vejam mais informações sobre a história de Dourado:



















Nenhum comentário: