segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Café com Açúcar – A cadeia produtiva da informação.





O Blog Dourado Cidade Online tem a satisfação de Homenagear os Professores nesta data especial (15 de Outubro) numa publicação que também foi destaque no Blog do Ronco no dia 3 de outubro pela iniciativa em despertar aos jovens alunos além do ensino sobre a história e o cultivo do café e cana-de-açúcar em Dourado também sobre a importância do Empreendedorismo e do Agronegócio em nossa região. Parabéns Professores e Profissionais da Educação pela árdua tarefa em formar jovens cidadãos dignos e responsáveis.

Jornal: Setembro de 2013 – EMEF Senador Carlos José Botelho – Edição Especial.



Somando e dividindo conhecimentos.

Alguns alunos das oitavas sérias da EMEF Senador Carlos José Botelho estão participando , desde maio deste ano, do Programa Educacional “Agronegócio da Escola” desenvolvido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto – ABAGRP em parceria com as Secretarias Municipais da Educação, cujo objetivo é a divulgação e a valorização da imagem do agronegócio.

O Programa Educacional é composto por uma série de atividades desenvolvidas ao longo do ano junto às escolas participantes.

Em Dourado, os alunos já participaram do concurso de redação, inclusive tendo uma aluna premiada durante a visita à Agrishow em Ribeirão preto, Letícia Fernanda Pereira. No momento, participaram de um concurso de frases e desenhos sobre o agronegócio local e da região.

Com intuito de estimular os alunos a externalizarem e compartilharem com a comunidade conhecimentos pesquisados e adquiridos neste trabalho é que o jornalzinho Café com Açúcar – a cadeia produtiva da informação foi confeccionado e distribuído.

O agronegócio sempre impulsionou a economia da nossa cidade, desde a época áurea do café por aqui. Hoje o café voltou e as usinas da região empregam, direta ou indiretamente, muitos cidadãos douradenses em sua agroindústria e respectiva cadeia produtiva.

A soma dessas operações do agronegócio e o conjunto de relações que envolve a cadeia produtiva são hoje responsáveis por muitos profissionais de sucesso e com empregabilidade garantida em Dourado ou, bem próximo, na região.

Em todas as visitas técnicas, os alunos puderam observar o funcionamento das empresas, sua responsabilidade social e preocupação com a importância da preservação ambiental, enfim tiveram a oportunidade de perceber a relação de interdependência que há entre o campo e a cidade, valorizando atividades que antes não eram tão bem vistas, inclusive como oportunidade de carreiras profissionais.

Enfim, eles puderam ter algumas vivências na prática de conceitos observados e aprendidos nos nossos encontros sobre o tema na escola, além de poder levá-los à comunidade. Dividir para somar.

O Agronegócio em Nossa Vidas.

O Agronegócio consiste na rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária. Já a cadeia produtiva é todo o processo que o produto passa até chegar a nossa casa.

Hoje em dia quase tudo que chega em nossa mãos fez ou faz parte do agronegócio e da cadeia produtiva. Um exemplo disso é o café que tomamos toda manhã. O começo dele é lá na seleção das plantas que irão gerar os frutos após 3 ou 4 anos. Depois das adubações, vêm as floradas, meses depois, os frutos começam a nascer. Após essa etapa tem a colheita e a separação. E assim vai por mais e mais processos até chegar aqui em nossas mesas.

Muitas vezes não reparamos todo trabalho que há em volta de uma simples xícara de café. Ou então de um simples tecido de algodão. Mas o agronegócio está indo muito além. Hoje em dia o agronegócio não acontece somente no campo com as pessoas do campo, hoje o agronegócio precisa de engenheiros, mecânicos, cientistas, pesquisadores, agrônomos e muito mais, graças a tecnologia que já tomou conta dessa área também.

Portanto, não pense que você não faz parte desta cadeia, você está vinculado, direta ou indiretamente, ao agronegócio assim como todos nós. E as inovações e novidades deste poderoso setor na nossa vida e na vida de todos neste mundo fazem a diferença para melhor.
Letícia Fernando Gomes Pereira.


Celeiro do Mundo.

Nosso país apresenta um dos maiores índices agrícolas do mundo, muito maior que outros países desenvolvidos, como o nosso clima tropical que nos ajuda com o cultivo de diversos frutos e plantas para a economia do Brasil. É o agronegócio fazendo a diferença.

O uso da tecnologia tem sido imprescindível no cultivo de mais variedades e maiores quantidades sem necessariamente, necessitar de mais áreas para plantios.

O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em alimentos, temos enorme variedade de plantações espalhadas pelo país, fator que nos coloca como “celeiro do mundo”.

Não temos do que reclamar da nossa grande variedade de alimentos, o Brasil pode ainda estar defasado em muitos setores, mas não quando a questão é comida.

Carolina de Jesus Oliveira/Giovanna Pazello C. Peres.

Professora Coordenadora do Projeto:
Luciana Munhoz Desajacomo.

Alunos envolvidos diretamente:
8ª A – Ana Beatriz de Oliveira,
Ana Carolini Varanda,
Letícia Fernanda Gomes Pereira,
Thiago Devita dos Santos.

8ª B – João Pedro Paich da Cunha.

8ª C – Ana Beatriz da Silva Paulino,
Laniria Thaína Moraes de Bastos,
Larissa Helena Pacífica,
Larissa Hemenegildo dos Anjos,
Larissa Regina Miguel,
Letícia Fabiana da Silva.

8ª D – Beatriz Aparecida Ferreira,
Igor Willian Brumasso,
Maiara Tonce do Nascimento,
Matheus Maximiliano Tonce do Nascimento,
Robson Pereira Lima,
Stheice Aparecida de Moura Grego,


8ª E – Caroline de Jesus Oliveira,
Giovanna Pazello Cortiço Peres,
João Gabriel Camargo de Freitas.


Foto Recordação: Comemoração dos 96 anos da EMEF Senador Carlos José Botelho. (Clique nas imagens para melhor visualização).


Edição Comemorativa dos 96 anos da Escola.
03 de agosto de 2005.



Vejam também neste blog:


















Nenhum comentário: