terça-feira, 22 de abril de 2014

Pontos Turísticos em Dourado.






Quem conhece Dourado pela primeira vez tem a forte impressão de que a cidade nasceu para o turismo. Tranqüila, com apenas 9.000 habitantes, o município impressiona pela imponência de seus casarões construídos no final do século 19. Também chama a atenção a paisagem da zona rural. Rodeada por vales e colinas e pelas florestas que recheiam o relevo, resistindo à monocultura de cana-de-açúcar.

Ideal para quem procura tranqüilidade e contato com a natureza, a pequena Dourado é grande em opções para o descanso e o lazer. Além da beleza e do ambiente diferente que predominam na cidade, a zona rural surpreende. Localizada em uma região com forte vocação turística em função de sua beleza natural, o turista que vai para Dourado pode praticar rapel, boiacross, arborismo, mega tirolesa, rafting, montain bike, entre outros esportes mais populares.

Mas para quem não deseja se aventurar nesse campo cheio de emoções fortes, pode escolher outros passeios que buscam contemplar a natureza. Em alguns casos, o contato com os animais silvestres também é possível, como conhecer de perto a graça e a simpatia dos macacos que rodeiam as propriedades rurais. Há ainda os passeios a cavalo, que dispensa comentários. Os animais são simplesmente um encanto.

Na cidade, o que impressiona são as construções. São vários casarões que mantiveram suas características originais ao longo do tempo. As escolas, por exemplo, são prédios grandes, imponentes, com suas madeiras originais e a forte influência da arquitetura francesa, o que faz as construções ficarem charmosas e atraentes, mesmo depois de tanto tempo.

E preservar o patrimônio histórico é hoje uma prioridade para a Prefeitura Municipal. De 2005 para cá, três passos importantes foram dados nesse sentido. O primeiro foi a revitalização da praça que rodeia o Paço Municipal. A obra recuperou as características originais da época em que foi construído, deixando a paisagem urbana mais bonita e atraente.

A segunda iniciativa foi a desapropriação do prédio onde funcionava o antigo Banco Econômico. Agora, a construção faz parte do patrimônio público e em breve será completamente reformada e adaptada para abrigar o novo Paço Municipal, oferecendo mais conforto para os funcionários públicos e atendimento mais ágil para os moradores. O antigo Paço Municipal será transformado em um Centro Cultural e Museu, espaços dos quais a cidade ainda carece.

O terceiro passo, iniciado em dezembro de 2005, foi a restauração completa do prédio onde funciona a Escola Senador Carlos José Botelho. A construção estava completamente deteriorada em função da ação do tempo. Trata-se de um dos mais importantes patrimônios históricos, não apenas de Dourado, mas também do estado.

Por toda a cidade, há casarões dignos de foto. Mas há outro fator que o turista deve prestar atenção: o centro de Dourado. Praticamente todo o comércio ainda prefere manter a fachada de suas construções à mostra, valorizando a arquitetura antiga e preservando a história. Não há adaptações de marquises, toldos e qualquer outro tipo de interferência.

A Praça da Matriz também é outro destaque que enriquece o visual a cidade, oferecendo para os moradores e turistas lazer e bem-estar. Vale conhecer o prédio da Igreja Matriz de São João Batista, construída no início do século XX. Anos depois, a Igreja foi contemplada com a pintura a óleo que ilustram a fé católica. A obra de arte, em estilo germânico, é assinada pelo artista plástico Franciscus Pavlovic.

Aliás, o turismo religioso também atrai para a cidade centenas de fiéis de outras cidades, que visitam Dourado para participar da tradicionalíssima missa apresentada pelo padre José Antonio, ministrada na Igreja Matriz de São João Batista, que abençoa os fiéis com água e sal.

Além de suas belezas naturais e arquitetônicas, Dourado também se destaca por sua vocação para o artesanato, que agora está se diversificando, tendo, ainda, como ponto forte a produção de móveis fabricados de maneira artesanal.

A fabricação de móveis artesanais também é outro destaque. No passado, nos tempos áureos da ferrovia, havia várias marcenarias na cidade que atuavam na fabricação de vagões. Com a desativação do trem, a queda do café, os marceneiros passaram a fabricar móveis.

Por essas e outras, Dourado é uma cidade que chama atenção. Motivos para visita-la é que não faltam.

Fonte de Pesquisa: www.dourado.sp.gov.br
Matéria e dados do ano de 2005. Atualmente o Paço Municipal está instalado à Rua Dr. Marques Ferreira, 591 (antigo prédio do Banco Econômico) e as novenas são ministradas no Centro Juvenil São Domingos Sávio às quartas-feiras à rua Barão do Rio Branco, 254, Centro.
Mais Informações no site da Paróquia: http://www.iparoquia.com/paroquia/index.php?id=yATM
ou Fone: (16)3345-1233.

Fotos:
 Interior Igreja Matriz.

 Praça São João Batista.

 Praça Alfredo Araújo.

 Ponte Rio Jacaré Pepira.

 Grupo Escolar Senador Carlos José Botelho.



Vejam mais Pontos Turísticos em Dourado no Blog:







Vejam Também: