quinta-feira, 15 de março de 2012

Praça Nossa Senhora Aparecida, Dourado - SP



Também chamada de “Praça da Aparecida”. Está localizada nas coordenadas 22º 06’ 37.73” latitude Sul e 48º 18’ 48.69” longitude Oeste e entre as ruas Gaspero Fiamancine e Capitão Antonio Alves compreendendo a Igreja de “Nossa Senhora Aparecida”, no Jardim Paulista (FIGURA 10).


FIGURA 10: Visão panorâmica. Localização da Praça Nossa Senhora Aparecida presente na cidade de Dourado-SP (FONTE: Google Earth; 08 set 2011).


A Praça de Nossa Senhora Aparecida recebe este nome hoje por pertencer a Comunidade e a Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Não consta na Prefeitura Municipal de Dourado – SP nenhum registro em relação ao seu nome ou decreto que comprove sua formação, mas é um lugar que se localiza dentro do perímetro urbano do município, no bairro Jardim Paulista (Antiga Vila Seca) e entre as Ruas Gáspero Fiamancine e Capitão Antonio Alves.

Em meados de 1985 os primeiros traços de alicerce se incumbiram de avisar a comunidade que a nova Igreja estava surgindo cujo nome deveria ser Nossa Senhora Aparecida. No entanto, em 1987 foram celebradas as primeiras missas e a Igreja era o lugar que englobava toda a população cristã.

Devido a isso, concordou–se em construir, para melhorar a imagem do recinto, um espaço verde urbano ao seu redor que contasse muitas espécies de plantas, inclusive árvores de médio e pequeno porte, iluminação freqüente, calçamento e bancos para satisfazer a vontade dos cidadãos, já que o lugar que circundava a Igreja, era composto apenas por gramados (FIGURA 23).

Somente em 2003 os primeiros vegetais foram introduzidos e entre eles o Schinus molle L., famoso Chorão, deu início a floração local. A partir daí, a luta para a aprovação da construção, apoiada pelos residentes locais e pela comunidade, foi com muito sacrifício, mas por volta de 2005, a tão esperada praça foi elaborada (FIGURA 23.A).

Hoje, ela possui uma grande freqüência de pessoas, pois sua beleza agrada e deslumbra os visitantes e, em todo mês de outubro, é celebrada uma meiga festa em louvou a Nossa Senhora Aparecida comemorada e querida pela maioria que se diverte com os quitutes e bebidas oferecidos pelos organizadores.



FIGURA 23: Área que compunha os arredores da Igreja de Nossa Senhora Aparecida no município de Dourado – SP, antes da construção da Praça Nossa Senhora Aparecida (IMAGEM: Cléria Rossi Flores. Acervo Pessoal).



FIGURA 23.A: Praça de Nossa Senhora Aparecida depois de sua construção em meados de 2005. A 1ª imagem apresenta as instalações. A 2ª imagem mostra a frente da Igreja (IMAGEM: DONATO, G. R, 2011).


ABORDAGEM FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLÓGICA DAS PRAÇAS DA CIDADE DE DOURADO-SP COM TRAÇOS DE SUA HISTORIA E CULTURA

Gabriel Romeiro Donato


Veja também neste Blog:

















Nenhum comentário: