quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dona Cecília: preocupação com a história.



Informativo Municipal de 19 de Maio de 1990 – Página 07.

Ela é bisneta do Visconde do Rio Claro e prima do ex-presidente da República, Washington Luís.
Hoje com 82 anos residente em Dourado é uma incansável colecionadora de documentos que preservam a memória de sua família e paralelamente, assegure de uma época, de Dourado, e várias gerações. Enfim, esta mulher é Dona Cecília de Barros Pereira de Sousa Braga.

Dona Cecília de Sousa Braga nasceu em São Paulo, no dia 31 de julho de 1908, na casa do Barão de Piracicaba, localizada na rua Brigadeiro Tobias, 45. Ela é filha de Antonia que é casada com Everardo Pereira de Sousa. Antonia, a mãe, por sua vez é filha do Barão de Piracicaba (Raphael Tobias de Barros) e Maria Joaquina, que é filha do Visconde de Rio Claro.

Em São Paulo, Dona Cecília morou até os 7 anos, numa casa que poderia ser considerada um verdadeiro palácio. Eram 35 ou 40 quartos, ela não se lembra com certeza.
Na verdade era uma residência apropriada para os descendentes do Barão do Rio Claro. Dona Cecília conta que no período em que seu primo, Washington Luís, era presidente da República, ela esteve hospedada no palácio do governo, com sede no Rio de Janeiro, por vários meses.

Everardo Pereira de Sousa, pai de Dona Cecília, tinha propriedade rural na zona do Bananal, conta ela. Entretanto, as terras naquela localidade começaram a apresentar problemas de erosão no plantio do café e Everardo partiu para terras mais férteis, no interior do Estado. E veio parar em Dourado, onde se encontrava das melhores terras do Estado. E por aqui ficou com a família.

Como a época dos Barões acabou passando e os tempos são outros Dona Cecília adaptou-se a Dourado e hoje se preocupa em preservar a memória do que já passou. “Alguém tem que se preocupar com isso”, afirma ela, preocupada também em organizar parte da história de Dourado.

Autora do Livro “Evocação: usos e costumes nas antigas fazendas do Bananal”, atualmente esgotado, mas que deve ter nova edição dentro de pouco tempo, Dona Cecília além de ter recolhido farto material sobre Dourado, também já faz parte da história desta cidade.



Ver também:

Escritora Cecília Braga.


Rua Everardo Vallim Pereira de Sousa.


Os Carneiros e a Estrela.


Dourado: Início do Povoado.


Banda Marcial de Dourado.


Símbolos Municipais.


Praças de Dourado.


História Política.


Dourado em 2 tempos.


Fotos das Estações e Locomotivas da Douradense.

Nenhum comentário: