quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Dourado Clube e Uaru Clube.




Os Principais Clubes de Dourado.
No dia 29 de janeiro deste ano, Dourado Clube completou 60 anos de fundação. Por ele já se apresentaram as bandas e orquestras consagradas no território nacional, como Arley e sua Orquestra, Casino de Sevilla, Banda Doce Veneno, Internacional Free Band, entre outros. Casais de várias gerações já testemunharam rítmos tradicionais e sons musicais que vão desde boleros, rumbas, fox, tango, aos atuais como axé e pagode.

Foto Recordação: Prédio Dourado Clube (06/07/1948) compartilhada por Celso Poli Junior.


Convite e Programa de Solenidades da inauguração.




____________ - _____________ - ______________ - ______________ - _____________ -

Uaru Clube.

Já a história do Uaru Clube começou quando pelo Decreto Municipal nº 163, de 12 de fevereiro de 1960, baixado pelo então Prefeito Sr. Edmar Monteiro, foi nomeada a Comissão Municipal de Esportes, cuja finalidade primordial seria a organização de uma entidade que visasse a construção de nossa piscina. Assim, em 09 de outubro de 1960 realizou-se a assembléia geral da fundação do atual Uaru Clube.

Foto Recordação:


JORNAL DE DOURADO-EDIÇÃO ESPECIAL-19/05/1968- Numa tarde de sol no Uarú Clube...
Foto compartilhada com Déo em set/2013.
 




O nome UARU, vem de um peixe da região amazônica que foi sugerido pelo Sr. Antonio Monteiro Novo e unanimamente aclamado pela assembléia geral, pois a denominação escolhida teria que se relacionar com a água. Na mesma ocasião, designou-se uma Comissão para formular o Estatuto da recém fundada Sociedade. Após sua elaboração, elegeu-se a primeira Diretoria do Uaru Clube, passando esta, de imediato a trabalhar na procura do terreno para a localização de sua sede social.


Inicialmente ventilou-se a hipótese de se instalar a piscina no Estádio Municipal do Parque São Pedro, que seria cedido em comodado pela Prefeitura Municipal. Entretanto, deram-se numerosos obstáculos, impedindo a concretização desta primeira idéia. Examinaram-se outros terrenos, mas estes não preenchiam as condições requeridas.
Posteriormente entrou-se em contato com o Sr. Sebastião Assumpção Malheiro, benemérito fazendeiro do Município, expondo-se as dificuldades encontradas na localização do terreno. O contato mantido originou a doação do referido terreno, que se situa entre os prolongamentos das ruas Santos Dumont e Dr. Francisco Borja Cardoso, à margem direita do córrego de delimitação do perímetro urbano.



A área total perfaz 8.000 metros quadrados e nela se encontra o Uaru Clube, um dos mais jovens integrantes da Federação Paulista de Natação. Depois de conseguido o terreno, despendeu-se muito sacrifício para a realização dos planos elaborados. Devem-se registrar as valiosas subvenções recebidas dos Deputados Estaduais Dr. Leônidas Ferreira e Dr. Nelson Pereira, além de notória contribuição do Banco Novo Mundo S.A. e de muitos outros douradenses residentes fora de nossa comunidade. Salienta-se, ainda, o trabalho da Diretoria, bem como do Sr. Rodney Fantini que desenvolveu profícuos esforços quando da conclusão das piscinas.
Não se pode esquecer a cooperação dos próprios sócios fundadores que não esmoeceram no sentido de ver concretizada a obra. O Sr. Antonio Monteiro Novo tem-se constituído num emérito batalhador, não poupando esforços desde o início e sempre que sua pessoa é solicitada.

Finalmente em 12 de dezembro de 1965, eram solenemente inauguradas as piscinas do Uaru Clube, que funcionaram a título precário durante seis meses, até quando os vestiários foram construídos. Para completar a parte relativa às piscinas, instalaram-se as plataformas de saltos e posteriormente os elementos acessórios (escadas, balizas para competições, etc.) As primeiras próximas realizações voltam-se à construção de uma arquibancada para espectadores e do alambrado que circundará as piscinas.
Nos dias atuais o Uaru Clube encontra-se com um Minicampo, Departamento de Sauna, Piscina Olímpica, Quadras de Tênis, de Vôlei e Futebol de areia, Sala de musculação, aquisição de terreno anexo ao clube e o prédio de salão de festas e dependências para o bar.



Dados realizados com base em pesquisa ao Jornal “O Dourado” página 08 de 25/02/2005.

Ver também:





Nenhum comentário: