segunda-feira, 30 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente



No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."

A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.
As ciências da Terra geralmente reconhecem quatro esferas, a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera, correspondentes às rochas, água, ar e vida. Alguns cientistas incluem, como parte das esferas da Terra, a criosfera (correspondendo ao gelo) como uma porção distinta da hidrosfera, assim como a pedosfera (correspondendo ao solo) como uma esfera ativa.


Composição.


Ciências da Terra é um termo genérico para as ciências relacionadas ao planeta Terra. Há quatro disciplinas principais nas ciências da Terra: geografia, geologia, geofísica e geodésia. Essas disciplinas principais usam física, química, biologia, cronologia e matemática para criar um entendimento qualitativo e quantitativo para as áreas principais ou esferas do "sistema da Terra".

Importância do lençol freático.

O lençol freático é uma importante fonte de água doce para aproveitamento humano sendo, em muitos casos, a principal fonte dela. Na irrigação ocupa também papel essencial. A forma mais comum de se obter água do lençol é a abertura de poços.
Uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo é o famoso Aqüífero Guarani, que ocupa o subsolo do nordeste da Argentina, centro-sudoeste do Brasil, noroeste do Uruguai e sudeste do Paraguai.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Torna-se importante a conscientização dos males causados pela poluição do meio ambiente a todo cidadão. Os prejuízos e benefícios nós mesmos podemos comprovar: a poluição do ar, do solo e da água e os desmatamentos destroem a camada de ozônio e a diminuição das espécies vegetais e animais são de nossa responsabilidade. Todos podem colaborar um pouco:
  1. Não jogando lixos nas ruas;
  2. Usando menos produtos descartáveis;
  3. Fazendo a coleta seletiva do lixo.

São os primeiros passos para amenizar a contaminação de rios e lençóis freáticos.

Fotos do Meio Ambiente em Dourado.

































Fotos: Edson Alves da Fonseca.



Veja também neste Blog temas abordados sobre o meio ambiente.







Ver também:






Nenhum comentário: