APAE de Dourado - Mais de trinta anos de trabalho em prol dos portadores de necessidades especiais
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - de Dourado foi fundada em 1976, por membros da sociedade civil douradense, com o intuito de proteger e desenvolver a capacidade de aprendizagem das pessoas portadores de necessidades especiais (físicas ou intelectuais), do município e da região.
Não tendo uma sede própria, a entidade funcionava nas dependências da Sociedade Assistencial ao Menor de Dourado – SALMER –, onde eram atendidos oito alunos com necessidades específicas.
No ano de 1977, a associação foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal sob a Lei 186/77. Mas, somente em 17 de maio de 1981, graças ao empenho da diretoria e da comunidade douradense, foi inaugurado o prédio próprio da entidade, com sede à Rua 13 de Maio, nº. 29, Centro. A instituição, então, passou a chamar Escola de Educação Especial “Dr. José Buzzá”, em homenagem a seu idealizador, fundador e 1º presidente.
Nesta época, trinta e dois alunos freqüentavam a escola.
Atualmente, a Escola de Educação Especial “Dr. José Buzzá” possui uma diretoria administrativa que trabalha de forma voluntária, tendo como presidente administrativo o Sr, Marcelo Dias Aguiar, eleito em janeiro de 2005.
:: Conhecendo a APAE de Dourado - Filosofia de Trabalho
A EEE “Dr. José Buzzá” tem, entre suas finalidades:
• Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais, buscando assegurar a todos os alunos o pleno exercício da cidadania.
• Propiciar, através de metodologias específicas, condições para que a pessoa portadora de necessidades especiais desenvolva seu potencial, melhorando sua qualidade de vida.
• Oferecer diferentes possibilidades técnicas e pedagógicas para melhor preparar a pessoa portadora de necessidades especiais para a vida em sociedade.
• Sensibilizar a sociedade para a causa do portador de necessidades especiais, tentando eliminar preconceitos e ampliando a consciência social quanto ao papel da comunidade no desenvolvimento dos alunos.
::Conhecendo a APAE de Dourado – Alunos
O corpo discente da EEE “Dr. José Buzzá” divide-se de acordo com a faixa etária e com deficiência intelectual, cognitiva e psicomotor. Atualmente, são atendidos cinqüenta e dois alunos com idade entre 06 e 55 anos, oriundos do próprio município de Dourado e da vizinha cidade de Boa Esperança do Sul.
São atendidos alunos:
• Portadores de Deficiência Mental Leve – apresentam imaturidade, dificuldade de aprendizagem (leitura e escrita), distúrbios de linguagem, problemas emocionais (ocasionados por problemas intrínsecos ao próprio aluno e/ou agravante familiar) e distúrbios de comportamento.
• Portadores de Deficiência Mental Moderada – apresentam distúrbio geral do desenvolvimento percepto-cognitivo-motor, dificuldade de compreensão, interatividade, grande dificuldade para a aquisição da leitura e escrita.
• Portadores de Deficiência Mental Severa e Profunda – apresentam síndromes congênitas, dificuldades de compreensão, assimilação, distúrbios comportamentais, hiperatividade, autismo e outras patologias.
• Portadores de Deficiência Mental Múltipla e/ou físicas e/ou visual e demais deficiências associadas.
:: Conhecendo a APAE de Dourado - Atendimento Pedagógico
Dentre os atendimentos pedagógicos recebidos pelos alunos, destacam-se as atividades voltadas à:
• Socialização;
• Atividades relacionadas à vida diária;
• Linguagem;
• Noções básicas de matemática;
• Percepção do espaço temporal;
• Desenvolvimento Cognitivo;
• Comunicação e expressão.
• Atividades relacionadas à vida diária;
• Linguagem;
• Noções básicas de matemática;
• Percepção do espaço temporal;
• Desenvolvimento Cognitivo;
• Comunicação e expressão.
As atividades de ensino estão dentro das normas da Lei de Diretrizes e Bases (Lei Federal nº. 9.394/96), homologada pela Delegacia de Ensino de São Carlos.
:: Conhecendo a APAE de Dourado - Terapia Ocupacional
Objetivos Gerais
Atendimentos individuais e/ou grupais, aos alunos da EEE “Dr. José Buzzá”, visando estimular e desenvolver suas habilidades para as atividades cotidianas promovendo desta forma a autonomia, independência e melhor qualidade de vida.
Atividades propostas
• Avaliação de novos alunos para a identificação de possíveis alterações cognitivas, senso-perceptivas, motoras, afetivas e/ou funcionais;
• Avaliação de novos alunos para a identificação de possíveis alterações cognitivas, senso-perceptivas, motoras, afetivas e/ou funcionais;
• Reavaliação de alunos em atendimento e tratamento;
• Estimulação e treino de funções através de atividades, materiais e equipamentos compatíveis com as capacidades e limitações do aluno;
• Adequação de ambiente e dos utensílios diários, visando facilitar a realização das AVDs, atividades de trabalho e de lazer, com mais segurança, autonomia e independência;
• Orientações aos professores em relação à adequação e adaptação de atividades e instrumentos propostos aos alunos;
• Contato e troca de informações com a equipe técnica da escola;
• Orientações e/ou troca de informações com as famílias dos alunos em reuniões bimestrais ou sempre que se fizer necessário.
:: Conhecendo a APAE de Dourado - Projetos Especiais
PROJETO EXPRESSÃO MUSICAL (CORAL)
Objetivo geral
Estimular a linguagem própria do canto, assim como desenvolver a habilidade de discriminar som, ritmo, espaço, tempo, harmonia e acuidade auditiva.
Estimular a linguagem própria do canto, assim como desenvolver a habilidade de discriminar som, ritmo, espaço, tempo, harmonia e acuidade auditiva.
Objetivos específicos
• Melhorar a capacidade de atenção e de percepção, o domínio dos gestos e da motricidade.
• Coordenação de movimentos de mãos, pés e corpo com o ritmo das canções.
• Conscientização sobre disciplina, conteúdo e assiduidade, tanto para os ensaios, quanto para as apresentações.
• Promover os ensaios como uma forma de lazer, aprendizado e descoberta.
• Promover maior integração social.
PROJETO EQUOTERAPIA
Ação
Utilizar o cavalo para estabelecer uma abordagem terapêutica, pelas profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no tratamento dos alunos com demandas especiais de origem motora, cognitiva, psicológica e/ou social.
Objetivos gerais
• Estimular a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa pelo ambiente e pelas atividades com o cavalo;
• Estimular a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa pelo ambiente e pelas atividades com o cavalo;
• Promover a organização e a consciência do corpo;
• Oferecer sensações de ritmo;
• Aumentar a auto-estima, facilitando a integração social;
• Promover a sensação de bem estar.
Objetivos Específicos
• Melhorar o equilíbrio e a postura do aluno;
• Melhorar o equilíbrio e a postura do aluno;
• Desenvolver a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão;
• Desenvolver a coordenação de movimentos finos;
• Desenvolver a modulação de tônus;
• Desenvolver a força muscular;
• Promover o relaxamento muscular;
• Potencializar o tratamento de patologias neurológicas e ortopédicas;
• Estimular a independência.
PROJETO OFICINA TERAPÊUTICA
* A Empresa Grandfood é parceira da APAE, neste projeto, através de doação ao Conselho Municipal.
Reciclagem de Papel e Confecção de Sacolas
A Oficina Terapêutica tem por objetivo desenvolver um trabalho junto aos alunos adultos portadores de necessidades educacionais especiais, visando a habilitação profissional dos mesmos, já que apresentam (ou podem desenvolver) habilidades necessárias para a sua inclusão no mercado de trabalho ou para a realização de trabalhos internos.
Tendo em vista a realidade do comércio da cidade de Dourado, optou-se por criar, em 2007, a oficina “Papelagem”, na qual os alunos realizam a reciclagem de papel e a, posterior, confecção de sacolas para embalagem. Dessa forma, obtem-se um trabalho que tem como produto final um objeto essencial e, ao mesmo tempo, diferenciado: a sacola para embalagem ecologicamente correta.
É, portanto, a oportunidade de desenvolvimento de um projeto dentro da APAE, mas que envolve toda a sociedade, já que, segundo pesquisas, a questão ambiental é um dos assuntos que mais tem atraído a atenção das pessoas, pela valorização que se dá à qualidade de vida e pela percepção de que as conseqüências do descaso com o meio ambiente têm conduzido a situações críticas para a própria sobrevivência da humanidade.
Sendo assim, com a reutilização de materiais descartáveis, como o papel, que é a matéria prima do “Papelagem”, garante-se que as crises ambientais e humanas decorrentes da produção de resíduos criados e descartados pelo homem sejam minimizadas.
Dados de [16/07/08]
Fonte de Pesquisa : www.dourado.sp.gov.br
Ver também: Os Carneiros e a Estrela. (Parte I).
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/08/num-passado-distante-em-dourado.html
Os Carneiros e a Estrela. (Parte II).
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/08/dourado-e-imigracao-italiana.html
Os Carneiros e a Estrela. (Parte III).
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/08/ascendencia-espanhola.html
Dourado e o Turismo.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/08/dourado-e-o-turismo.html
Fotos Antigas do Trevo de Dourado.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/04/historia-da-nossa-rodovia-trevo-de.html
Talento Douradense.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/03/talento-douradense.html
33 anos sem Elvis Presley.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/04/colecao-de-lps-e-cds-de-elvis-presley.html
1º de Setembro – Homenagem ao Professor de Educação Física.
http://douradocidadeonline.blogspot.com/2010/05/personalidade-douradense-professor.html
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