quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Banda Marcial de Dourado.



Banda Marcial Fica em quarto em concurso
disputado na cidade de Caieiras.




A Banda Marcial de Dourado participou da 21ª edição do Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade de Caieiras, ocorrido entre os dias 16 e 17 de outubro, durante a Semana Cultural. Maestro Professor Zilton Bicudo.

O grupo douradense disputou o concurso na categoria infanto-juvenil e conquistou o quarto lugar. A diretora de Cultura da Prefeitura, Ana Célia Gurgel disse que a competição exigiu bastante técnica dos integrantes da banda.

Os jurados avaliaram quesitos como uniforme, instrumentos, evolução, sonoridade entre outros. “Cada detalhe fez a diferença e a Banda Marcial de Dourado representou bem nossa cidade”, disse a diretora.

A Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, procura manter a agenda da Banda com várias apresentações marcadas.

Recentemente, os integrantes da Banda também se apresentaram em várias cidades – Cristais Paulista, Piracaia, Dois Córregos e Ipaussu.

Foto Ipaussu.





Regida pelo maestro Ronaldo Nunes, a Banda Marcial de Dourado ensaia três vezes por semana, de acordo com a agenda de apresentações. Hoje é formada por 40 estudantes. Trata-se de uma iniciativa resgatada pelo prefeito Edmur Pereira Buzzá que está dando certo.

Além de ser uma atividade saudável para nossos estudantes, a Banda representa a volta do orgulho douradense em nossa cidade, resgata a auto-estima ao mesmo tempo em que divulga positivamente Dourado em várias regiões do Estado”, comentou.

Jornal da Cidade – Edição 10 – Ano I – Outubro de 2010 (página 7).
redacao.jc@hotmail.com

Apresentação em Caieiras.





Desfile Cívico - 113 anos de Dourado.




Em [04/07/09] Banda Marcial conquista quinto lugar em campeonato em Atibaia


Novata, Banda Marcial de Dourado faz bonito no campeonato estadual em Atibaia

Foto Banda Marcial.





O resultado foi uma surpresa geral. A Banda Marcial de Dourado fez uma apresentação em grande estilo, durante o Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas, realizado em Atibaia, em comemoração aos 344 anos da estância turística.

Das sete bandas que competiam na mesma categoria, os representantes de Dourado fizeram bonito ao conquistarem o quinto lugar. Vale dizer que a Banda Marcial de Dourado era a mais jovem entre as sete. O evento ocorreu no dia 28 de junho passado.

A notícia repercutiu no gabinete do Prefeito Dr. Edmur Pereira Buzzá. Ele ficou muito contente pela participação. “O mais importante é o envolvimento e a dedicação dos integrantes da Banda Marcial de Dourado. O resultado é conseqüência. Estou certo de que esse é o primeiro de muitos outros que virão. Todos estão de parabéns”, afirmou Dr. Edmur.

A Diretora do Departamento de Cultura Ana Célia Gurgel afirmou que o trabalho para a participação do campeonato incluiu até em encontro com os pais dos integrantes.

Antes de participar do campeonato, fizemos uma reunião com os pais e integrantes da banda, numa tentativa de conter a ansiedade de todos”, afirmou Ana Célia Gurgel, Diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura.

A intenção foi explicar que a participação tinha como objetivo único e exclusivo o aprendizado. Era para ganhar experiência”, acrescenta. Ela afirma que essa conversa foi importante porque deixou todos os integrantes da banda mais a vontade para o campeonato, sem a pressão ou responsabilidade de ficar entre os primeiros.

Mesmo assim, Ana é uma das que comemoraram. “Foi surpreendente. Não esperávamos”, resume.
A Banda Marcial de Dourado conta com um total de 38 integrantes, entre 29 músicos e 9 pessoas na comissão de frente. É regida pelo maestro Ronaldo Aparecido Lopes.


Foto Banda.




Fonte de Pesquisa: http://www.dourado.sp.gov.br



Foto:
1ª Banda “fanfarra” do Salles Jr formada em 1960.





Ver também:




Os Carneiros e a Estrela




















Nenhum comentário: