terça-feira, 8 de novembro de 2011

Banda Marcial de Dourado disputa o Campeonato Estadual


Banda Marcial de Dourado disputa final do Campeonato Estadual.
Jornal da Cidade”, Edição Nº 20, de Outubro de 2011, página 8.

Maestro Ronaldo Aparecido Lopes está confiante com a participação da corporação; evento é classificatório para Campeonato Nacional.

Com um desempenho que chegou a surpreender o próprio maestro Ronaldo Aparecido Lopes, a Banda Marcial de Dourado disputa a última etapa do Campeonato Paulista de Bandas e Fanfarras.

O evento aconteceu no dia 5 de novembro, na cidade de Guaíra, região de Barretos. Se ficar entre as cinco melhores em Guaíra, a Banda de Dourado se classifica automaticamente para o campeonato nacional, que acontecerá em 3 de dezembro, na cidade paulista de Iperó. Oito corporações disputam a fase em Guaíra.

Segundo o maestro, as chances de Dourado se classificar para o Nacional são grandes. Os resultados recentes conquistados pela Banda Marcial dão razão ao Ronaldo.

Na mais recente etapa do Campeonato Paulista,ocorrida em Ipaussú no dia 10 de setembro, o grupo douradense conseguiu o segundo lugar.

Dourado participa da competição na categoria juvenil, até 18 anos de idade.
O maestro explica que os jurados são bastante rigorosos ao julgar as bandas. Cada grupo tem até 25 minutos para se apresentar.

A performance de Dourado leva, aproximadamente, 15 minutos. A Banda apresenta quatro músicas para o júri. São avaliados diversos itens, entre uniformes, instrumentos, alinhamento, postura, nível de dificuldade das canções, harmonia, afinação entre outros.

O que chama a atenção é que esta é a primeira vez que a Banda Marcial de Dourado participa da competição estadual. Ano passado, a corporação musical apenas se apresentava nas competições.

Talento eles [os integrantes] sempre tiveram. Foi preciso faze-los acreditar que era possível”, comemorou Ronaldo. Logo na primeira etapa do Campeonato Paulista, no dia 30 de julho, os douradenses ficaram em segundo lugar. “Esse resultado motivou a todos”, afirmou o maestro.

Citada várias vezes pela organização da competição como a banda revelação do Estadual, o grupo douradense apresentou melhoras em todos os quesitos, conforme afirma o maestro Ronaldo.

Com 38 integrantes, a iniciativa de criar a banda foi do prefeito Edmur Pereira Buzzá. Segundo ele, além de simbolizar o resgate da autoestima o interesse pela pátria, a Banda Marcial também passou a divulgar Dourado nas cidades onde se apresenta.

Foi um projeto que realmente deu certo. Conseguimos envolver a população e motivar os jovens a participarem. Hoje a Banda Marcial é um dos orgulhos da nossa cidade”, afirmou.

Fotos: João Paulo Rosalin (instrumentista da Banda).








Veja também neste Blog:

















Nenhum comentário: