terça-feira, 12 de abril de 2011

Quaresma em Dourado.


O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer. Antes de iniciar sua vida pública, logo após ter sido batizado por João no rio Jordão, Jesus passou 40 dias no deserto. Esse retiro de Jesus mostra a necessidade que ele teve em se preparar para a missão que o esperava. Contam os Evangelhos que no deserto Jesus era conduzido pelo Espírito, o que quer significar que vivia em oração e recolhimento, discernindo a vontade de Deus para sua vida e como atuaria a partir de então. No tempo que passou no deserto Jesus teve uma profunda experiência de encontro com o Pai. E, tendo vivido intensamente esse encontro, foi tentado pelo diabo. As tentações que Jesus viveu – e venceu! – nos são apresentadas como aquelas que também nós vivemos e precisamos vencer. É por isso então, que os cristãos realizam uma penitência de quarenta dias, chamada quaresma.

(Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Programação Paróquia de São João Batista de Dourado - SP.
De 11 a 17 de abril de 2011.

2ª feira – 11/04 – 19h30m – Recitação do Terço pelos Jovens na Igreja Matriz.
19h30m – Confissões na Paróquia Santa Madre Cabrini Em São Carlos.

3ª feira – 12/04 – 15h – Grupo de oração na Comunidade São Vicente.
19h30m – Confissões na Paróquia Santo Antonio em São Carlos.

4ª feira – 13/04 – 14h – Missa das Bênçãos no Centro Juvenil (Dourado).
19h30m – Confissões na Paróquia São Francisco de Assis em São Carlos.

5ª feira – 14/04 – 19h30m – Confissões em Itirapina.

6ª feira – 15/04 – 19h30m – Via-Sacra da Família na Igreja Matriz. Haverá Via-Sacra também nas comunidades: Aparecida, São Vicente e Sagrado Coração de Jesus, às 19h30m.

Sábado – 16/04 – 19h – Missa da Mãe Rainha na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida.
A Missa dos jovens acontecerá Domingo, na Procissão e Bênção dos Ramos.

Domingo – 17/04 – Domingo de Ramos – A Programação da Semana Santa estará no Boletim Informativo da Paróquia, que será distribuído.
08h30m – Procissão de Ramos, saindo da Igreja Matriz e na chegada, a missa dos Ramos, às 9 horas.

Fonte de Pesquisa:
Site Paróquia de São João Batista de Dourado.

Fotos do Interior da Igreja Matriz de Dourado.
(Clique na Imagem).
















































VER TAMBÉM: